“À Espera de Godot” está em palco no Teatro São João no Porto

O clássico de Samuel Beckett, “À Espera de Godot”, com encenação do romeno-húngaro Gábor Tompa, depois da estreia a 7 de março de 2021 em online, vai de 10 a 19 de dezembro estar em palco no Teatro São João no Porto, onde receberá o público.

“À Espera de Godot” está em palco no Teatro São João no Porto
“À Espera de Godot” está em palco no Teatro São João no Porto. Foto:© Tuna

A peça “À Espera de Godot” marcou o encerramento da programação do Centenário do Teatro Nacional São João (TNSJ) no passado dia 7 de março de 2021. O espetáculo foi apenas transmitido em live streaming, devido às restrições impostas pela pandemia. Agora, o clássico de Samuel Beckett, que conta com encenação do romeno-húngaro Gábor Tompa, está de regresso ao palco do Teatro São João para um reencontro presencial com o público.

A peça estará em cena entre esta sexta-feira, 10 de dezembro, e dia 19, com récitas de quarta-feira a sábado, às 19h00, e ao domingo, às 16h00.

Vladimir e Estragon (Didi e Gogo, respetivamente) são os protagonistas desta história, nunca se separando do início ao fim da peça. Numa estrada, junto a uma árvore, os dois entretêm-se com jogos e picardias – no início, Estragon entrega-se à tarefa infrutífera de descalçar a sua bota esquerda, acabando por desistir, exausto, e pedir ajuda a Vladimir –, rindo e chorando, discutindo tudo, enquanto aguardam por alguém que não chega, que nunca chega: Godot. Beckett sempre se recusou a identificar esta personagem-mistério, porque apenas lhe interessava realçar o que acontece enquanto esperamos.

Para Gábor Tompa, nome cimeiro da cena internacional e presidente da União dos Teatros da Europa, “À Espera de Godot” não é considerada “uma peça sombria. Diz-nos que não há soluções fáceis, que a vida é difícil, realmente difícil, mas que há sempre algo mais”. Prova disso é o comportamento das personagens em palco. Apesar da sua existência precária, sabem que estão dependentes uma da outra, transparecendo no espetáculo as mensagens da solidariedade, interdependência, amizade e família – motivos eternos em Beckett.

Após a longa espera, os pueris e “clownescos” jogos de sobrevivência de Didi e Gogo, interpretados com a precisão de uma partitura musical, poderão finalmente ser vistos no Teatro São João, entre 10 e 19 de dezembro. A récita deste domingo, 12 de dezembro, conta com tradução em Língua Gestual Portuguesa e, depois do espetáculo, com uma sessão das Conversas com o Mestre. Os bilhetes estão disponíveis entre os 7,50 e os 16,00 euros.