Num Mundo de dependências onde as distâncias se esbatem pela comunicação em tempo real e pela mobilidade de bens e pessoas, e quando aumentam os jogos de interesses sem quaisquer barreiras e regras, tornando voláteis os conceitos dos modelos de sociedade, a geopolítica é levada ao Clube dos Pensadores.
Para a reflexão de uma geopolítica onde o pragmatismo foi abandonado, Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, convidou o militar da Marinha, Almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-Chefe do Estado-Maior da Armada, para dia 8 de Maio (quinta-feira), às 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.
O agendado encontro do Almirante no Clube dos Pensadores permitirá uma visão sobre questões como as criadas pela atual Presidência dos EUA de Donald Trump, nomeadamente as designadas guerras de tarifas e as posições verbalizadas sobre os conflitos Rússia – Ucrânia, Médio Oriente, China e NATO.
Para Joaquim Jorge, há questões que se colocam pelas novas relações criadas pela Administração dos EUA: Como pode reagir a Europa? A Europa deve ter um exército europeu? Em relação à taxação dos seus produtos, encontrar novos mercados? Retaliar contra os EUA?
A Geopolítica será o tema central do debate no Clube dos Pensadores, quando em tempos de eleições legislativas “os políticos de local percorrem as pequenas artérias na esperança de um lugar na urbana Praça, no dia 18 de maio”, enquanto o país cresce em vulnerabilidade económica, face a uma dependência externa sem respostas políticas à volatilidade dos preços da energia e dos bens de consumo e à baixa competitividade num mercado global.
De Henrique Gouveia e Melo, conhecido, sobretudo pela Missão de Coordenação do Plano de Vacinação durante a pandemia COVID-19, e que a Comunicação Social aponta como candidato favorito, em sondagens, à Presidência da República, em 2026, é esperado que levará ao Clube dos Pensadores a sua visão sobre os atuais desafios geopolíticos e geoeconómicos e os eventuais impactos em Portugal.