Abertas candidaturas para apoio às Pequenas e Microempresas no Algarve

Pequenas e Microempresas no Algarve dispõem de potencial apoio do Programa Apoio à Produção Nacional. CCDR Algarve indica que o Programa dispõe de uma dotação global de dois milhões de euros para reforço da competitividade e diversificação económica.

Abertas candidaturas para apoio às Pequenas e Microempresas no Algarve
Abertas candidaturas para apoio às Pequenas e Microempresas no Algarve. Foto: © Rosa Pinto

Para apoio às Pequenas e Microempresas no Algarve estão abertas candidaturas no do Programa Apoio à Produção Nacional (PAPN). Os dois novos avisos referem-se a ALG-D7-2022-01 – Indústria (Divisões 05 a 33 da CAE) e ALG-D7-2022-02 – Economia Verde. Um programa que conta com uma dotação global de dois milhões de euros.

Na visita às pequenas e micro empresas, com projetos de investimento na competitividade e diversificação económica, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), José Apolinário, a vice-presidente CCDR Algarve, Elsa Cordeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, puderam acompanhar de perto os esforços de resiliência desenvolvidos pelas empresas na resposta aos desafios pós pandemia.

Trata-se de investimentos de pequena dimensão, mas que representam um esforço e aposta de qualificação das pequenas e micro empresas com um número de trabalhadores na ordem das dezenas, que contribuem para melhorar a competitividade do tecido empresarial de proximidade, para além de permitir criar e manter postos de trabalho vitais para a coesão social das comunidades locais.

José Apolinário, também presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional do Algarve, alertou os pequenos e micro empresários para os potenciais apoios a que se podem candidatar e as atuais possíveis candidaturas que devem ter como objetivo a transição digital, energética e ambiental das empresas. Os apoios permitem financiar a aquisição de máquinas e equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, sistemas de qualidade e sistemas de certificação que modernizem os processos produtivos e contribuam para a sustentabilidade socioeconómica das empresas.

A CCDR Algarve lembra que em 2021, no âmbito do Programa Apoio à Produção Nacional (PAPN), foram aprovadas no Algarve quarenta e duas candidaturas de Pequenas e Microempresas, totalizando um investimento total de 5,98 Milhões de Euros (M€) que receberam um apoio de Fundos Europeus de 2,23 M€ através do Programa Operacional Regional.