Aberto concurso “Defesa+Ciência” com 1,2 milhões de euros para investigação em Defesa

Aberto concurso “Defesa+Ciência” com 1,2 milhões de euros para investigação em Defesa
Aberto concurso “Defesa+Ciência” com 1,2 milhões de euros para investigação em Defesa. Foto: Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) lançam concurso na área da Defesa. O “Defesa+Ciência: Concurso para Projetos Exploratórios 2025” recebe candidaturas de 30 de dezembro de 2025 e as 17h00 de 24 de fevereiro de 2026, através da plataforma myFCT.

Com verbas do Orçamento do Estado e uma dotação global de 1,2 milhões de euros, a cada projeto a financiar será atribuída uma verba até aos 50 mil euros. Os projetos terão uma duração de execução até 18 meses, prorrogável por seis meses em casos justificados.

O objetivo pretendido com o Programa “Defesa + Ciência” é o reforço do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação em áreas estratégicas para a Defesa Nacional. Através do Programa é pretendido “aproximar o Sistema Científico e Tecnológico das Forças Armadas, estimular a economia de defesa e fomentar projetos multidisciplinares que respondam a desafios da sociedade em segurança e defesa.”

Com o concurso agora aberto “serão apoiados projetos que reforcem a operacionalidade das Forças Armadas e consolidem o conhecimento científico em Portugal” e “as propostas devem enquadrar-se numa das três áreas temáticas prioritárias: Tecnologias Aplicadas na Defesa; Engenharia Organizacional e Comportamento Humano em Contexto Militar; e Grandes Desafios Societais no Domínio da Segurança e Defesa.”

Dos requisitos do concurso “cada candidatura deve envolver pelo menos uma entidade não empresarial do sistema de I&I e uma entidade tutelada pelo Ministério da Defesa Nacional.”