ACEPI Portugal Digital Week 2018

ACEPI Portugal Digital Week 2018 decorre de 22 a 26 de outubro, e envolve um alargado leque de eventos em redor da dinamização da Economia Digital. O objetivo central abrange o Comércio Eletrónico e a Publicidade Interativa.

Comércio Online
Comércio Online. Foto: DR

A ACEPI definiu para 22 a 26 de outubro a realização da ACEPI Portugal Digital Week. O evento é considerado um dos mais emblemáticos que é promovido e realizado anualmente pela associação, desde 2003. O objetivo é “promover, educar, medir, orientar e proteger o Comércio Eletrónico e a Publicidade Interativa e de generalizar a Economia Digital em Portugal”.

A iniciativa da ACEPI, que é já uma referência a nível nacional, na área do comércio eletrónico, compreende este ano os seguintes eventos:

Roadshow Nacional ‘Portugal Digital 2018-2025’: Consiste num conjunto de apresentações, pela ACEPI, em várias universidades em todo o país com o objetivo de dar a conhecer as mais recentes tendências digitais e os resultados do Estudo ‘Economia Digital em Portugal’ – Edição 2018. Um estudo realizado desde de 2010 pela ACEPI para enquadrar os principais indicadores relativos ao desenvolvimento da Economia Digital em Portugal desde 2009 até hoje, e estimar o volume do Negócio Eletrónico em Portugal, os seus principais segmentos e prever a sua evolução até 2025.

PORTUGAL DIGITAL Summit’18: Durante os dias 23 e 24 de outubro a ACEPI reúne, num amplo espaço de debate em torno das temáticas da Economia e da Sociedade Digital, os principais Keynotes, os responsáveis das empresas, as organizações e autoridades nacionais e internacionais. O Portugal Digital Summit irá também contar com a apresentação de casos práticos, com um espaço de exposição e master classes.

eCommerce Roundtable: A decorrer durante a manhã da semana de 22 a 26 de outubro tem lugar a eCommerce Roundtable, uma iniciativa da ACEPI na qual executivos de organizações públicas e privadas de Portugal e do País convidado para a Portugal Digital Summit debatem as oportunidades, os desafios e o potencial do comércio eletrónico transfronteiriço. A mesa redonda de alto nível inclui participantes de organizações governamentais, associações empresariais, de retalhistas, empresas exportadoras, especialistas legais e fiscais, especialistas em formação e educação e empresas que prestam serviços de comércio eletrónico, incluindo Logística, Pagamentos, Plataformas entre outros.

Entrega dos Prémios ACEPI NAVEGANTES XXI: Dia 25 de outubro tem lugar a Cerimónia de Entrega dos Prémios ACEPI Navegantes XXI que distinguem o que de melhor se faz na Economia Digital em Portugal em 20 categorias a concurso, e um Prémio Carreira que premeia a relevância do percurso profissional de uma individualidade para o desenvolvimento da Economia Digital em Portugal.

A ACEPI instituiu os Prémios Navegantes XXI em 2006, tendo atribuído desde então o Prémio Carreira a personalidades como o Prof. José Mariano Gago, o Dr. Francisco Murteira Nabo, o Dr. António Carrapatoso, o Professor Roberto Carneiro, a Engª Isabel Ferreira, o Eng.º Belmiro de Azevedo; o Eng.º Fernando Pinto; o Dr. Francisco Pinto Balsemão; a Dra. Leonor Beleza; e o Dr. Dionísio Pestana. A cerimónia de entrega é um evento do mais alto nível que reúne anualmente as principais autoridades e os responsáveis de topo das mais importantes empresas do país.

Dia das Compras na Net ‘18: Dia 26 de outubro, das zero horas às 23h59, tem lugar o Dia das Compras na Net, uma iniciativa, que anualmente agrega várias centenas de websites e lojas de comércio eletrónico pertencentes às mais importantes e conceituadas marcas a operar em Portugal e que se traduz numa ampla ação de promoções e descontos que dura 24h.