Acidente com C-130 na Base Aérea do Montijo

Acidente com um C-130 na Base Aérea do Montijo provocou a morte de três militares da força aérea e feriu mais 4 militares. Dos militares feridos, um está em estado considerado grave.

Aeronave C-130H
Aeronave C-130H, Foto: Pedro Aragão, wikipedia

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, deslocou-se à Base Aérea do Montijo para acompanhar os acontecimentos, sobre o acidente com a aeronave C-130H, indica comunicado do Gabinete do Ministro.

O Acidente deu-se pelas 12 horas do dia 11 de julho durante a fase de descolagem de um C-130H no decurso de uma missão de treino, na Base Aérea N.º 6, Montijo. Na aeronave seguiam sete tripulantes.

Do acidente, o comunicado indica que resultou “na morte trágica de três militares da Força Aérea e causou ferimentos a outros quatro militares que compunham a tripulação. Um desses militares está ainda em estado grave”.

O Ministro reuniu, na base aérea do Montijo, com o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo. No encontro o Ministro “foi colocado a par das circunstâncias do acidente, e do apoio prestado às vítimas e aos seus familiares”.

“O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea informou ainda o Ministro da Defesa Nacional sobre o procedimento adotado em acidentes ou incidentes com aeronaves da Força Aérea. Na sequência do acidente de hoje, a Comissão Central de Investigação da Força Aérea iniciou de imediato o processo de investigação respetivo”, indica o comunicado.

O Ministro, em nome do Governo, apresentou condolências pelos militares mortos ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, e referiu que “a dedicação, a entrega e o serviço ao País prestado pelos militares que hoje pereceram não podem ser esquecidos. O Governo manifesta aos familiares, amigos e camaradas das vítimas as suas mais profundas condolências”.

O Ministro indicou ainda aos “que ficaram feridos e às suas famílias, o Governo apresenta uma palavra de conforto, reconhecimento e votos sinceros de uma recuperação rápida”.