Acordeões do Mundo no Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

Concelho de Torres Vedras recebe Acordeões do Mundo no décimo oitavo Festival Internacional de Acordeão. Um festival dividido entre concertos no Teatro-Cine e as “merendas do acordeão” em vários locais.

Acordeões do Mundo no Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
Acordeões do Mundo no Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

Num ambiente outonal, as sonoridades do acordeão voltam a fazer-se ouvir no décimo oitavo Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras. Acordeões do Mundo de 27 de outubro a 11 de novembro.

João Garcia Miguel, diretor artístico do festival, referiu: “Convocamos de novo, em 2021, o acordeão para celebrar as identidades da nossa região, da nossa Cidade e as suas origens. O som característico deste instrumento tem conotações profundas no nosso gosto e sentir. Há no seu som – nas suas múltiplas diversidades – uma ligação profunda à nossa humanidade e às suas expressões”.

“A sonoridade do acordeão, nas suas múltiplas variações, evoca-nos sem grande esforço sentimentos de tempos imemoriais, de festa, de paisagens marítimas, de ventos e batidas de corações e de ritos ligados à agricultura. É a riqueza e característica do seu som que nos transporta para paisagens distantes e mundos interiores que aqui na nossa Cidade celebramos anualmente”, acrescentou diretor artístico.

Para Torres Vedras como refere João Garcia Miguel, trata-se de “um momento único que nos liga o presente ao passado e abre janelas sobre os sonhos e o futuro. Este é um momento em que nos escutamos e observamos através do trabalho e da arte de muitos artistas.”

Como refere o diretor artístico “o festival acrescenta qualidades ao que sentimos, abordando as nossas relações com o património imaterial de forma diversa e abrindo possibilidades de refletirmos acerca de uma Arte de Ser Português como nos provoca o poeta Teixeira de Pascoaes. Diríamos que, nos dias de hoje e num mundo tão globalmente aberto, procurar uma “arte do ser” é desígnio que a todos nos assalta. Saber observar-nos, saber escutar-nos é um exercício necessário para os nossos dias. E como o tempo está sempre a correr e a escapar-se, como se pode fazê-lo? Escutando música e abrindo-nos à sua poesia é uma bela e vasta possibilidade.”

“Porque podemos sonhar e acreditar que em face da imensa diversidade que nos apresenta o mundo, essa Torre de Babel de muitas linguagens e sentires de que hoje todos somos feitos, esse é um mito que por paradoxo nos transporta para uma outra verdade: que no começo de tudo havia uma única linguagem. Essa origem comum, essa família de onde todos procedemos está hoje mais enriquecida e é mais vasta. Os acordeões são o instrumento que nos recorda essa história antiga e faz a ponte para as multiplicidades que hoje enfrentamos”, concluiu João Garcia Miguel.

O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo assenta, este ano, nos dois pilares que têm caracterizado o evento na maioria das suas edições: os concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as “merendas do acordeão”, as quais se realizam em diversos locais do concelho de Torres Vedras.

Os concertos que serão realizados no Teatro-Cine de Torres Vedras no âmbito da edição deste ano do Acordeões do Mundo, refira-se que o primeiro acontecerá no dia 29 de outubro, pelas 21h30, e será apresentado pelo duo dois, pois. Esta formação, constituída por Sónia Sobral e Gonçalo Garcia, conhecida por se atrever a interpretar ideias de jovens compositores portugueses, protagonizará um diálogo ou um conflito rítmico entre o acordeão e a bateria, com a música eletrónica a mediar. Entre as curvas dos botões e as dos timbalões, as polirritmias criarão rimas…

No dia 30 de outubro, às 21h30, será a vez da italiana Maria Mazzotta subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, acompanhada do acordeonista Vicenzo Abbraciante. Neste concerto de world music, que será marcado pelas sonoridades típicas do sul de Itália e por outras de influência balcânica, Maria Mazzotta dará a conhecer temas do seu álbum Amoreamaro (Amor amargo), uma reflexão intensa e apaixonante, de um ponto de vista feminino, das varias faces do amor.

No dia 31 de outubro, pelas 17h, no Teatro-Cine de Torres Vedras, o baile do acordeão será levado a cabo pela acordeonista Celina da Piedade e pela violinista Almofariz. As sonoridades da música alentejana serão a base deste baile, no qual novas composições se cruzarão com as modas do cancioneiro popular.

Foto: DR

No dia 4 de novembro, também pelas 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras acolherá um concerto da Joana Guerra Trio, o qual será na ocasião acompanhado pelo acordeonista João Frade. Baseado no mais recente trabalho daquele trio, que é liderado por uma cantora e violoncelista oriunda do concelho de Torres Vedras (Outeiro da Cabeça), este espetáculo constituir-se-á como um encontro único e especial, em que João Frade, músico profuso de horizontes largos, expandirá as propriedades sonoras de Chão Vermelho.

No dia 5 de novembro, pelas 21h30, Allez Souris! (Vá, sorria!) é o quarto concerto da edição deste ano do festival Acordeões do Mundo. Pleno de nuances, bom amor, generosidade e ternura, este espetáculo junta a dupla de acordeonistas DELINQUANTE! (Claire Bernardot e Céline Ribault) a Anatole Zephir (teclas) e Sébastien Wacheux (bateria e percussões).

No dia 6 de novembro, também pelas 21h30, será o quintetango a subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras. Nascido da sinergia de cinco músicos, professores na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, quintetango apresenta-se numa aproximação à formação artística mais consagrada por Astor Piazzolla: o Quinteto Tango Nuevo.

No dia 7 de novembro, pelas 17h00, o último concerto da 18.ª edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras será protagonizado pelo Coro do Conservatório de Música da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, ao qual se juntarão os acordeonistas Catarina Querido e Miguel Martins. Celebrar-se-á neste concerto a música coral e para acordeão, com um reportório erudito e popular.

O preço dos bilhetes para participar neste baile e assistir aos referidos concertos é de cinco euros, sendo proporcionado 50% de desconto aos detentores de Cartão Jovem e do Cartão Sénior do Município de Torres Vedras. Os bilhetes estão à venda na Bilheteira Online, no Posto de Turismo de Torres Vedras, no Posto de Turismo de Santa Cruz, no Museu Municipal Leonel Trindade, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, na FNAC, nos CTT e na Worten. Podem também ser adquiridos no Teatro-Cine de Torres Vedras, nos dias dos espetáculos, a partir das 18h00.

Foto: DR

Já no que concerne às “merendas do acordeão” – a vertente mais tradicional do Acordeões do Mundo -, realizar-se-ão em todos os dias do festival, ao final da tarde (pelas 17h30), em vários locais (principalmente em cafés, restaurantes e coletividades). Recorde-se que esta atividade consiste em atuações de acordeonistas tradicionais, as quais têm uma duração de cerca de uma hora, o que é acompanhado pela prova de vinhos, queijos e doces tradicionais. A realização das “merendas do acordeão” conta com o apoio das várias juntas de freguesias do concelho de Torres Vedras. Essas atuações estarão a cargo de Catarina Brilha e José Cláudio, Tiago Inácio, Emanuel Soares, João Carlos e Ricardo Abreu, Tino Costa, João Castro e Catarina Duarte, Tiago Pirralho, Ruben Alves, Rodrigo Maurício, Sofia Henriques, Francisco Maia, acordeonistas do Clube Académico de Penafirme, Hélio Esteves e Vítor Apolo.

O 18.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo integra-se no programa das Festas da Cidade de Torres Vedras e é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras.