Administração Local concede 2088 estágios profissionais

Administração Local pode receber 2.088 estagiários profissionais com o apoio de 18,5 milhões de euros do Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais Regionais. Podem ser candidatos jovens desempregados.

Administração Local concede 2088 estágios profissionais
Administração Local concede 2088 estágios profissionais. Foto: © Rosa Pinto

Acaba de ser publicado na edição de hoje, 11 de setembro, do Diário da República, o Despacho com a distribuição, por regiões, dos estágios da segunda fase da 6.ª edição no âmbito do Programa Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), num total de 2.088 estágios.

Os estágios são cofinanciáveis pelo Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais Regionais, num montante disponível de cerca de 18,5 milhões de euros.

O número de estágios nesta fase foram distribuídos após candidatura das entidades da administração local: municípios, freguesias, entidades intermunicipais, associações de municípios e empresas locais.

A distribuição por regiões é a seguinte: norte – 763; centro – 744; Lisboa – 105; Alentejo – 363 e Algarve – 113.

Os estágios, nesta segunda fase destina-se a jovens desempregados até aos 30 anos, ou 35 se portadores de deficiência ou com incapacidade, detentores de licenciatura, de cursos técnicos superiores profissionais ou cursos tecnológicos de nível secundário.

O Ministério da Administração Interna (MAI) indicou, em comunicado, que “o PEPAL é um instrumento de apoio à transição dos jovens do sistema de ensino e formação profissional para o mercado de trabalho, que visa aumentar a qualificação e, consequentemente, o perfil de empregabilidade, dando resposta às dificuldades de inserção na vida profissional”.

“Os procedimentos de seleção de estagiários devem estar concluídos no prazo de quatro meses, a contar da data da publicitação do aviso de abertura” indicou o MAI.