Aguiar da Beira inaugura três percursos de Orientação turística

"Oriented for Life" criou três percursos de orientação turística no Município de Aguiar da Beira. O projeto recorre às mais-valias do território para fomentar a modalidade de Orientação desde a componente de lazer ou turística até a de alta competição.

Aguiar da Beira inaugura três percursos de Orientação turística
Aguiar da Beira inaugura três percursos de Orientação turística. Foto: DR

O Município de Aguiar da Beira está a desenvolver o projeto “Oriented for Life”. A iniciativa pretende posicionar o território como destino privilegiado para a prática da modalidade de Orientação, na vertente competitiva e na turística.

Na vertente turística o projeto “Oriented for Life” desenvolveu três percursos permanentes que estão que têm em conta o diverso património da região, e que traçam uma visão de acordo com a diversidade dos pontos de interesse turístico:

1. Percurso de Orientação Turística de Aguiar da Beira;
2. Percurso de Orientação Turística Dolmens de Carapito;
3. Percurso de Orientação Turística Rota do Míscaro.

Os percursos, que são de acesso gratuito, podem ser seguidos recorrendo a mapas disponíveis na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira e no website www.orientedaguiar.pt. Desta forma qualquer pessoa pode explorar, de forma livre, os vários pontos turísticos do Município de Aguiar da Beira e ao mesmo tempo ter um contacto direto a modalidade de Orientação.

A iniciativa do município de Aguiar da Beira desenvolve-se desde abrangendo atividades de lazer e também de alta competição. A experiencia sobre a modalidade e as condições da região para a prática da mesma levou a Federação Internacional de Orientação atribuir a Aguiar da Beira a organização do Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores em 2021.

Para os promotores da Oriented for Life o Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores em 2021 será “seguramente um marco desportivo para toda aquela região”.

Aguiar da Beira teve a primeira competição internacional, em 2014, e a opinião de muitos dos melhores atletas do mundo que têm participado são de grandes elogios. A experiente treinadora checa Eva Jurenikova, escreveu no Twitter “Orientação dificilmente pode ser melhor que em Aguiar da Beira”, e Thierry Gueorgiou, atleta Francês que foi campeão do mundo catorze vezes, considera Aguiar da Beira um dos melhores locais do mundo para a prática da modalidade.

O número de atletas nacionais e estrangeiros têm vindo a aumentar todos os anos, em visitas a Aguiar da Beira, o que mostra a excelência do concelho para a prática da modalidade de Orientação.