Air Drones é a solução da Indra para gerir o tráfego de drones

O crescente número de Veículos Aéreos Não Tripulados, os designados drones, vai revolucionar todo o espaço aéreo de baixa altitude. A Indra apresentou a solução global Air Drones capaz de gerir o trafego aéreo em ambientes de alta densidade de drones de diferentes tipos.

Air drones é a solução da Indra para gerir o tráfego de drones
Air drones é a solução da Indra para gerir o tráfego de drones. Foto: © Rosa Pinto

A empresa tecnológica Indra apresentou um conjunto de soluções avançadas para gerir o tráfego aéreo não tripulado, Air Drones. A previsão é de que o trafego irromperá de forma massiva a curto-médio prazo no espaço aéreo de baixa altitude, ou seja abaixo dos 150 metros de altura, na maioria das cidades e países em todo o mundo.

A Air Drones é uma solução global, capaz de oferecer a flexibilidade e capacidade de adaptação necessária para gerir o tráfego a qualquer nível: local, regional ou de um território completo. Uma solução pensada para garantir a segurança das operações aéreas dos drones que voam nos espaços urbanos com uma elevada densidade populacional, bem como em núcleos rurais e perto dos aeroportos, onde os requisitos de segurança são exigentes.

Os novos utilizadores do espaço aéreo vão operar num espaço de enorme heterogeneidade, onde vão conviver drones de baixo custo com outros do tipo profissional muito mais sofisticados, helicópteros, aviões convencionais e inclusivamente, num futuro, os serviços da Urban Air Mobility (UAM).

O novo sistema UTM (Unmanned Traffic Management) da Indra está preparado para gerir todo este tráfego, identificar cada uma das aeronaves e controlar o seu acesso e movimentos de forma segura.

Uma solução UTM Hub automatiza a provisão de serviços centrais de coordenação para todos os intervenientes, onde convivem operadores, fornecedores de informação, autoridades, etc. Este UTM Hub facilita a interligação com o sistema de tráfego aéreo (ATM) em tempo real e de forma bidirecional.

A ligação de cada drone feita através da plataforma UTM Connect permite acesso a todos os serviços e proporciona a informação que os drones precisam em tempo real. A plataforma também está pensada para se integrar com as soluções de deteção e neutralização de drones, complementando as capacidades destas. A Indra tem o seu próprio sistema, denominado ARMS.

A Indra Air Drones permitirá proporcionar um serviço inteligente, altamente digitalizado e automatizado, e desta forma facilitar acesso rápido e simples a qualquer utilizador que queira pôr a voar o seu drone, ou uma frota de drones com total garantia de segurança

A liderança da Indra como fornecedor de sistemas de tráfego aéreo, com sistemas que gerem o tráfego em 160 países, convertem-na no parceiro ideal para configurar um espaço UTM deste tipo, com os níveis de safety e security necessários.

A Indra já dispõe sistemas que gerem o tráfego em 160 países e possui a capacidade de assessorar as empresas ou organizações em todos os aspetos reguladores para a construção de um espaço aéreo para drones bem como em apoiar as autoridades que devem desenvolver a normativa.

A Indra também desenha as folhas de rotas personalizadas para abordar de forma progressiva a construção deste tipo de infraestruturas, que será determinante para o desenvolvimento dos Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV, sigla em inglês) e da economia dos países e cidades mais avançadas.