Aldeia da Barrenta reúne mais de 400 tocadores de concertina

Aldeia da Barrenta de 38 habitantes acolhe dia 28 de setembro o 18º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, onde são esperados mais de 400 tocadores. Ledwalls e medidas para a redução do lixo são algumas novidades introduzidas em 2019.

Aldeia da Barrenta reúne mais de 400 tocadores de concertina
Aldeia da Barrenta reúne mais de 400 tocadores de concertina. Foto: DR

A aldeia da Barrenta, no concelho de Porto de Mós, acolhe 18º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, no dia 28 de setembro de 2019. O pequeno lugar de 38 habitantes, na União das Freguesia de Alvados e Alcaria, espera receber mais de 400 tocadores de concertina.

A iniciativa faz já parte da agenda cultural do país e sobretudo dos amantes da cultura tradicional portuguesa. Em 2018 reuniu mais 550 tocadores, bem como muitos executantes de cantares ao desafio e milhares de visitantes. Em 2019 é dada continuidade à iniciativa e continuar a fazer um dos maiores encontros de tocadores de concertina do país.

A organização indicou que o encontro de 2019 traz algumas novidades. Os visitantes vão poder acompanhar o que acontece em palco, em qualquer parte da aldeia, através da implementação de ledwalls, e a preocupação com o ambiente vai estar sempre presente, para isso a organização vai adotar algumas medidas, para reduzir a produção de lixo.

Para mobilizar meios e infraestruturas, para responder às necessidades e proporcionar um momento feliz aos diversos participantes, a aldeia conta com o apoio e parceria de várias entidades locais.

O primeiro encontro teve lugar em 2001 e envolveu cerca de 40 tocadores, com o objetivo de poder dar “vida” a uma aldeia que só por si iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter alguma visibilidade.

“Numa região que reúne 100 concelhos, lugares com história, lendas, costumes e tradições, onde é possível descobrir a essência de um país, este evento é, sem dúvida, um marco que perpetua um dos instrumentos mais típicos da nossa cultura popular” indica a organização em comunicado.

No dia 28 de setembro a Barrenta acolhe os tocadores de concertina e restante público a partir 12h00, com entrada gratuita. Os participantes na festa têm acesso aos sabores tradicionais da região, ao artesanato e aos costumes locais.