Alerta de mau tempo com vento forte e ondas até 12 metros

Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento das condições meteorológicas na costa a partir de 6 e até 10 de fevereiro. Com ondas que podem ir até 7 ou 12 metros, vento superior a 70km/h e rajadas superiores a 110km/h.

Alerta de mau tempo com vento forte e ondas até 12 metros
Alerta de mau tempo com vento forte e ondas até 12 metros

A previsão para a costa oeste de Portugal continental, entre a madrugada de amanhã, dia 6 de fevereiro, e as 18h00 de quarta-feira, dia 10 de fevereiro, é de forte vento e forte agitação marítima.

​​A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12 metros, com período médio entre os 10 e os 14 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média superior a 70km/h e rajadas superiores a 110km/h, provenientes do quadrante Noroeste.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional ​recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras e redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.

​À população em geral, é relembrado que se encontra em vigor um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.