A Alta representante da União Europeia, Kaja kallas, em declaração diz expressar “a solidariedade ao povo iraniano, que manifesta a sua legítima aspiração por uma vida melhor, liberdade e dignidade”.
Têm vindo a ser noticia manifestações em várias cidades do Irão contra o aumento de custo de vida. Uma situação que Kaja Kallas afirma estar acompanhar de perto e com grande preocupação dado os relatos sobre as vítimas e afirma: “condenamos o uso da violência, das detenções arbitrárias e das táticas de intimidação pelas forças de segurança contra os manifestantes. Todos os indivíduos detidos injustamente por exercerem seus direitos fundamentais devem ser libertados imediatamente.”
“Instamos as autoridades iranianas a cumprirem as obrigações internacionais do Irão e a respeitarem integralmente os direitos à liberdade de expressão, associação e reunião pacífica. Apelamos também para que seja garantido o direito de acesso à informação, inclusive através do restabelecimento do acesso à internet para todos”, conclui a declaração de kaja kallas.














