Alterações climáticas em debate na Figueira da Foz

No Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz decorre de 25 a 27 de setembro, debate internacional sobre alterações climáticas promovido pela Universidade de Coimbra. Mais de 200 especialistas apresentam novos resultados de estudos sobre as alterações climáticas.

Alterações climáticas em debate na Figueira da Foz
Alterações climáticas em debate na Figueira da Foz. Foto: © Rosa Pinto

Na semana da Mobilização Global pelo Clima, O Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, alerta para os impactos negativos, riscos e perspetivas da crise climática. Mais de 200 especialistas nacionais e internacionais vão apresentar novos resultados de I&D, discutir riscos e perspetivas sobre alterações, e descobrir novas tendências de crescimento económico sustentável, na Figueira da Foz.

A 1ª edição da ISOC – International Sustainable Ocean Conference, decorre de 25 a 27 de setembro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. “Adaptação às Alterações Climáticas: desafios ambientais, sociais e económicos do século XXI” é o tema da conferência organizada pelo Laboratório MAREFOZ em parceria com o Município da Figueira da Foz.

Nesta conferência são esperados mais de 200 especialistas nacionais e internacionais, que durante 3 dias vão apresentar novos resultados de I&D, discutir riscos e perspetivas sobre alterações, e descobrir novas tendências de crescimento económico sustentável.

Maria João Bebianno, perita da ONU para avaliação do estado do ambiente marinho no período 2017-2020 e diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve será a keynote speaker da primeira sessão do dia 26 de setembro sob o tema “Adaptation to climate change in marine ecosystems”.

Destaca-se também a intervenção de Guido Rianna, investigador na Euro-Mediterranean Centre on Climate Change, especialista internacional nos impactos geológicos e hidrológicos, incluindo deslizamento de terras, provocados pelas mudanças climáticas. Esta iniciativa conta ainda com a participação de Benedicte Jacquemin, especialista em doenças provocadas pela poluição do ar incluindo asmas, rinite, doenças cognitivas, cancro e infertilidade. Entre muitos outros oradores de renome nacional e internacional destacam-se André Beirão, Professor da Escola de Guerra Naval do Brasil e João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente.

A redução das emissões de gases com efeito de estufa é determinante para o futuro da humanidade. Os impactos das mudanças climáticas são inevitáveis e vão implicar um processo de adaptação dos sistemas naturais e humanos a uma escala global, com vista a aumentar a sua resiliência.

Inserida no âmbito do projeto CentroAdapt, na ISOC 2019 a discussão será centrada na análise e discussão dos riscos e perspetivas sobre as alterações climáticas, com especial foco em três temáticas: Ecossistemas Marinhos, Construção Sustentável, Qualidade Ambiental.

Luís Simões da Silva, Vice-reitor da Universidade de Coimbra, considera que o evento é um “marco histórico” para a afirmação da região e de Portugal para a adaptação às alterações climáticas. O Vice-reitor referiu: “Com a organização desta conferência internacional a Universidade de Coimbra posiciona-se entre os principais interlocutores mundiais na tentativa de esclarecer a população dos riscos iminentes associados às alterações climáticas. Nós entendemos que o momento é fundamental para uma mudança de hábitos, para a estruturação de um futuro sustentável e alinhado com a nova conjuntura global. É nossa responsabilidade dar às próximas gerações uma qualidade de vida superior, baseada no respeito ao ambiente e na inclusão social.”

Durante três dias de sessões plenárias, workshops, atividades de networking, e exposições, participantes de todo o mundo irão analisar o estado-da-arte, apresentar resultados de investigação aplicada e soluções tecnológicas de adaptação às alterações climáticas, discutir os seus riscos e impactos, mas também identificar novas oportunidades de negócio e crescimento económico sustentável.

Em simultâneo à ISOC 2019 decorre a “FigueiraSea, Sustainable Expo Alliance”, uma feira do Mar e da Sustentabilidade, que vai decorrer de 25 a 28 de setembro de 2019 na Praça do Forte, Figueira da Foz.

A participação na iniciativa ISOC 2019 é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória online.