Alunos da Secundária Clara de Resende do Porto vencem concurso de ideias

Projeto LOCK-IT, aplicação móvel de alunos da Escola Secundária Clara de Resende, do Porto, e projeto Palhiliqui, palhinhas comestíveis da Escola de Comércio do Porto, vencem o primeiro e segundo prémio do “concurso de ideias - jovem empreende@porto”.

Alunos da Secundária Clara de Resende do Porto vencem concurso de ideias
Alunos da Secundária Clara de Resende do Porto vencem concurso de ideias. Foto: © Rosa Pinto

No “Concurso de ideias – jovem empreende@porto”, organizado pela Câmara Municipal do Porto e Fundação da Juventude, e dirigido a jovens entre os 15 e os 25 anos, que frequentem Escolas Secundárias ou Profissionais do Município do Porto já foram selecionados os vencedores.

Os projetos em concurso enquadram-se nas áreas do empreendedorismo criativo e do empreendedorismo social, e assentam no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para problemas negligenciados da sociedade.

Cinco alunos da Escola Secundária Clara de Resende, no Porto, venceram o primeiro prémio, no valor de 750 euros, com o projeto LOCK-IT, uma aplicação móvel que disponibiliza acesso a uma rede de cacifos colocados numa fase inicial em pontos estratégicos da cidade do Porto. O projeto tem como objetivo facilitar a mobilidade dos cidadãos e facilitar trocas comerciais. Através de uma aplicação, cada cacifo pode ser personalizado à necessidade individual e adaptar-se a um local consoante a necessidade e o tempo de cada utilizador.

Um grupo de alunos do curso Técnico de Apoio à Gestão, da Escola de Comércio do Porto, venceu o segundo prémio, no valor de 500 euros, com o projeto de empreendedorismo social, o Palhiliqui. O projeto tem como objetivo promover o consumo regular de água, como prática de uma alimentação saudável e reduzir o uso do plástico, produzindo e comercializando palhinhas comestíveis. A palhinha será produzida e comercializada sob a forma de um biscoito cilíndrico, que contém no seu interior uma mistura solúvel que permitirá aromatizar a água com diferentes sabores.

A professora Maria Isabel Pinto, da Escola Secundária Clara de Resende, foi distinguida com o Prémio Especial Professor. A professora coordenou o projeto LOCK-IT apresentado pelos alunos. Este prémio especial professor tem como objetivo referenciar o empenho e a dedicação no acompanhamento do trabalho, valorizando a investigação aplicada em processos educativos regulares.

No “Concurso de ideias – jovem empreende@porto”, foram ainda entregues duas menções honrosas: a quatro alunos da Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Porto, pelo projeto Cork-Tbox, o Biocompostor, um biocompostor de uso doméstico feito em cortiça e a 5 alunos da Escola de Comércio do Porto, pelo projeto Fabulous Soft.