Alunos de Ovar e de Braga vencem Mostra Nacional de Ciência

Primeiro prémio da 13ª Mostra Nacional de Ciência atribuído, em ex aequo, aos alunos João Gomes, Maria Castro e Patrícia Cruz, da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, e aos alunos João Álvares e Ana Moreira da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga.

Alunos de Ovar e de Braga vencem Mostra Nacional de Ciência
Alunos de Ovar e de Braga vencem Mostra Nacional de Ciência. Foto: © Rosa Pinto

João Gomes, Maria Castro e Patrícia Cruz, da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, venceram a 13ª Mostra Nacional de Ciência, com um projeto sobre a produção sustentável de plásticos. Um primeiro lugar partilhado com João Álvares e Ana Moreira da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga, que também venceram com um trabalho sobre ondas gravitacionais que teve por base a análise da colisão de dois buracos negros, em 2015, e a colisão de duas estrelas de neutrões, em 2017.

O final da competição, que decorreu na Alfândega do Porto, garantiu aos vencedores de Ovar um prémio de 1250 euros e uma viagem até Sófia, na Bulgária, onde vão representar Portugal no Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas – EUCYS.

Os jovens vencedores da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga, João Álvares e Ana Moreira, juntam ao prémio monetário de 1250 euros uma viagem à Califórnia, em maio de 2020, onde vão representar Portugal no ISEF.

Na competição foram ainda distinguidos mais oito projetos:

Na categoria de segundos prémios, o projeto “Micotoxinas: Um Macroproblema”, de Berker Santos, Pedro Cortez e Tomás Carneiro, e “BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”, de Rodrigo Carvalho, tendo cada equipa recebido 1000 euros.

O grupo do projeto do “Micotoxinas: Um Macroproblema” vai estar presente na final do EUCYS, em Sófia, na Bulgária e Rodrigo Carvalho vai representar Portugal na Mostratec, no Rio Grande do Sul, no Brasil, em outubro de 2019.

Os dois terceiros lugares no valor de 750 euros foram atribuídos a: Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria Marcelino, autoras do trabalho “Mercúrio na Ria de Aveiro: Quais os impactos e possíveis soluções?”, e a Carla Cunha, Maria Guimarães e Nelson Salgado, com o projeto FIREBOT.

A Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria Marcelino vão representar Portugal no estrangeiro, viajando até Macau, em julho de 2019, para participar no CASTIC e Carla Cunha, Maria Guimarães e Nelson Salgado viajam até à Califórnia, nos Estados Unidos, para participar no ISEF.

Os classificados em quatro lugares, ambos com trabalhos na área da Biologia vão receber 600 euros cada. O grupo formado por Ana Machado e Diana Henriques, que desenvolveram um projecto sobre a Influência das Radiofrequências em Arabidopsis Thaliana, vão representar Portugal em setembro de 2019 na MILSET ESI, em Abu Dhabi.

O grupo formado por Ana Domingues e Bernardo Pinto, com um projeto sobre a Dinâmica Populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar, vão em julho de 2019 estar na Semana Internacional da Investigação sobre a Vida Selvagem, na Suíça.

Os dois quintos premiados foram atribuídos ao projeto Invisual Help, desenvolvido por Ana Duarte, Marco Monteiro e Paulo Costa e ao GeoRota no Porto, um projecto de Maria Carvalho e Sara Sousa. Cada grupo vencedor recebeu 400 euros. Em maio de 2019, Ana Duarte, Marco Monteiro e Paulo Costa vão representar Portugal em Bilbau, no Certamen Zientzia Azoka.

De âmbito nacional, o Concurso de Jovens Cientistas, que vai já na sua 27 edição, tem vindo a promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivando o empreendedorismo qualificado e o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico. A Mostra Nacional de Ciência que vai já na 13ª edição é considerada uma das maiores a nível europeu.

A avaliação e a seleção dos trabalhos foram realizadas por um Júri coordenado pela Ciência Viva, o qual integra professores, investigadores e personalidades de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.

Para além dos prémios principais, a Fundação da Juventude estabelece parcerias que permitem alargar o número de prémios a atribuir. Tendo sido atribuídos os seguintes prémios especiais:

  • Prémio Especial “Porto Editora”, no valor de 300 euros em edições Porto Editora. Vencedor: BlooDrop
  • Prémio Especial “LIPOR”, no valor de 500 euros. Vencedor: Influência de três Etars na qualidade ecológica da água superficial e no seu conteúdo em bactérias
  • Participação no 37º Encontro Juvenil de Ciência. Vencedor: GeoRota no Porto
  • Participação no 37º Encontro Juvenil de Ciência. Vencedor: BlooDrop
  • Participação na Universidade Júnior – U. Porto. Vencedor: Química da Matemática: Comemorando 150 anos da tabela periódica
  • Prémio Especial Professor Coordenador do Primeiro Prémio, “Bioplástico dá-te vida! 2.0”, no valor de 400 euros. Vencedor: Carlos Oliveira
  • Prémio Especial Professor Coordenador do Primeiro Prémio, “Ondas gravitacionais: Aplicação de Múltiplos Métodos Estatísticos e Transformada de Fourier”, no valor de 400 euros. Vencedor: João Vieira

A 27ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e a 13ª Mostra Nacional de Ciência, integram o Projeto Gera Talentos, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.

O Projeto Gera Talentos é uma iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização 2014-2020).

Vencedores da Mostra Nacional de Ciência

1º Prémio Ex aequo: Bioplástico dá-te vida! 2.0 (Ovar)
1º Prémio Ex aequo: Ondas gravitacionais: Aplicação de Múltiplos Métodos Estatísticos e Transformada de Fourier (Braga)

2º Prémio ex aequo: Micotoxinas: Um Macroproblema (Lisboa)
2º Prémio ex aequo: BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias (Oliveira do Hospital)

3º Prémio ex aequo: Mercúrio na Ria de Aveiro: Quais os impactos e possíveis soluções (Aveiro)
3º Prémio ex aequo: FIREBOT (Felgueiras)

4º Prémio ex aequo: Mercúrio na Ria de Aveiro: Influência das Radiofrequências em Arabidopsis Thaliana (Arouca)
4º Prémio ex aequo: Dinâmica Populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar (Estarreja)

5º Prémio ex aequo: Invisual Help (Felgueiras)
5º Prémio ex aequo: GeoRota no Porto (Porto)