Alunos do 1.º ciclo recebem computadores da Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa entrega 3319 computadores portáteis e routers para acesso à internet a alunos do 1º ciclo das escolas de Lisboa. O objetivo é dotar os alunos, nesta fase, com os meios adequados para acompanharem o ensino à distância.

Alunos do 1.º ciclo recebem computadores da Câmara Municipal de Lisboa
Alunos do 1.º ciclo recebem computadores da Câmara Municipal de Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) fornece 3319 computadores portáteis, dotados de acesso à internet, a alunos dos 3º e 4º ano do 1º ciclo, para utilizarem em casa até ao final do ano letivo ou enquanto as aulas presenciais não regressarem.

Os alunos que vão receber os computadores foram sinalizados como não dispondo, em casa, de meios tecnológicos para acompanhar o ensino de aulas não presenciais e que, assim, neste momento de emergência, passam a dispor das condições tecnológicas de aprendizagem com um equipamento adequado ao contexto de ensino à distância.

Os equipamentos, que foram agora adquiridos, e entregues aos alunos, “serão usados no próximo ano letivo para equipar as salas de aula do 1º ciclo da cidade de Lisboa”, o que irá permitir acelerar “a transição digital destas escolas a cargo da CML, e contribuindo para alargar o leque de opções pedagógicas à disposição dos professores em ambiente de sala de aula, nomeadamente com recurso a plataformas interativas”.

Os computadores também são dotados da solução “LisBOA +Sucesso Escolar” para aprendizagem remota, que agrega computadores e acesso à internet móvel, “suportando assim não só os alunos que recebem o equipamento, mas também todo o universo de alunos de 1º ciclo das escolas públicas da cidade de Lisboa”.

A CML indicou que prevê entregar a partir da próxima semana os 3.319 computadores portáteis e routers 4G a alunos dos escalões A e B de apoio social, destes 254 são adaptados para alunos com necessidades de educativas especiais.

Esta iniciativa, no atual cenário de pandemia, envolve a CML em parceria com as direções dos Agrupamentos de Escolas, para responder “ao desafio inerente à rápida transição e adaptação para diferentes modelos de ensino-aprendizagem”.

A iniciativa também “investe ainda no ensino à distância (E@D), oferecendo aos professores e alunos, uma solução educativa e modular com conteúdos programáticos para o 1º ciclo e pré-escolar, equipamentos e conectividade, que permitem online a realização de aulas, a partilha de recursos, discussão de ideias e colaboração à distância, aliado a um centro de contacto, para apoio aos professores, alunos e pais”.