Álvaro Siza Vieira distinguido com Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha

O arquiteto Álvaro Siza Vieira é o primeiro português a ser distinguido com o Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha. Presidente da República e Ministra da Cultura já felicitaram o arquiteto pela distinção.

Álvaro Siza Vieira distinguido com Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha
Álvaro Siza Vieira distinguido com Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha. Foto: © Rosa Pinto

Álvaro Siza Vieira é distinguido com Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha. Uma distinção que reconhece o arquiteto pelo contributo na paisagem arquitetónica de Espanha e pelo papel na promoção do diálogo entre as culturas ibéricas, com obras como o Centro Galego de Arte Contemporânea, a Reitoria da Universidade de Alicante ou o Paraninfo da Universidade do País Basco, entre muitas outras.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou Álvaro Siza Vieira pelo prémio, e escreveu que “a sua forma de repensar as cidades, a intervenção na mudança e modernização dos espaços urbanos, o harmonioso equilíbrio entre a criação radical e a paisagem natural, valeram a Siza Vieira um reconhecimento internacional notável”.

“Com este prémio hoje atribuído pelo Governo de Espanha, Siza Vieira alcança uma impressionante soma de prémios e distinções ao longo de várias décadas, um motivo de inquestionável orgulho para todos os portugueses” escreveu ainda o Presidente.

Também a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, já endereçou os Parabéns ao arquiteto Álvaro Siza Vieira pela distinção referindo que “a arquitetura, pelo seu papel na composição das paisagens, tem esta condição e vantagem de ser arte em permanente exposição, fazendo de cada um de nós espectador. A arquitetura torna-nos os dias melhores. A arte de Álvaro Siza Vieira elevou a arquitetura portuguesa ao lugar cimeiro que ela hoje ocupa no panorama internacional”.

Graça Fonseca acrescentou ainda que “em conjunto com outros arquitetos portugueses, Álvaro Siza Vieira tem contribuído significativamente para que esta seja uma época de ouro da arquitetura portuguesa, dando a conhecer a nossa cultura e o nosso talento um pouco por todo o mundo”.