André Ventura vai estar à conversa no Clube dos Pensadores

Encontro de André Ventura no Clube dos Pensadores é no dia 30 de maio. O líder do Chega vai estar com Joaquim Jorge e responder a alguns dos temas quentes do atual debate político, como a justiça, a regionalização ou corrupção.

André Ventura vai estar à conversa no Clube dos Pensadores
André Ventura vai estar à conversa no Clube dos Pensadores (André Ventura e Joaquim Jorge). Foto: DR

André Ventura é o próximo convidado de Joaquim Jorge no Clube dos Pensadores. No dia 30 de maio (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o líder do Chega vai responder a algumas das questões atuais da sociedade portuguesa, como: justiça; reforma do sistema político; reforma da lei eleitoral; regionalização; imprensa; indiferença social; corrupção e o papel do Presidente da República perante a atual maioria absoluta.

Não é possível separar André Ventura e o partido político Chega. Muitos dizem mesmo que o partido é André Ventura, tal é o carisma do líder que levou a que, nas últimas eleições, o partido se posicionasse como terceira força politica mais votada.

Como todos os partidos, no seu início, o Chega sofre as “contrações” e “distensões” dos espaços políticos, numa sociedade em constante mudança de jogos de influências, para se alicerçar no espaço económico e social.

Atacado pelos partidos de esquerda e de direita, André Ventura tem levado ao megafone muitos dos descontentamentos dos portugueses. Adjetivado como populista e radical de extrema-direita o líder do Chega é hoje uma das personagens políticas mais conhecidas no país, e que muitos reconhecem de invulgar inteligência.

No espaço político a luta é feita expondo e combatendo ideias, expondo e combatendo propostas políticas que no nosso modelo democrático apenas cabe ao povo decidir e escolher sobre as mesmas. É neste tabuleiro que se movimenta o convidado do Clube dos Pensadores.

Na conversa com Joaquim Jorge é esperado que o líder do Chega exponha a sua visão e propostas sobre os atuais desafios da sociedade, como o romper de um pragmatismo de status quo dos tradicionais dois grandes partidos, o PS e o PSD.

Para Joaquim Jorge, a vinda de André Ventura ao Clube dos Pensadores é uma oportunidade para conhecer a pessoa que tem vindo a expor as fragilidades e as contradições de uma politica assente num dependência de subsídios, numa justiça tardia ou ausente, numa economia que se arrasta na cauda da Europa, num modelo e carga fiscal que impede o desenvolvimento, num aumento crescente de perceção de insegurança, numa crescente perda da cultura tradicional, num crescente aumento de corrupção que se espalha e mina a confiança nos agentes políticos e num modelo de financiamento de cuidados de saúde considerado cada vez mais deficitário na resposta às necessidades da população.

Este encontro no Clube dos Pensadores segue-se a outros com personalidades de relevo da sociedade, como Joana Marques Vidal, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e com muitas outras que ao longo do tempo têm vindo a contribuir para um maior conhecimento sobre a sociedade portuguesa.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, indicou que espera poder formular, também, convites a outras personalidades, nomeadamente aos líderes dos partidos políticos: Iniciativa Liberal, o PAN e o Livre.

O encontro, com entrada livre, a realizar no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, em Vila Nova de Gaia, dispõe, para o efeito, de uma sala ampla e adequada para satisfazer todas as normas de segurança exigidas pela DGS. A sala é devidamente ventilada e possui um pé direito superior ao normal, o que permite uma boa circulação de ar.