ANEPC alerta para os perigos com chegada do ciclone tropical Gabrielle

ANEPC alerta para os perigos com chegada do ciclone tropical Gabrielle
ANEPC alerta para os perigos com chegada do ciclone tropical Gabrielle

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) fez aviso à população indicando que de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o ciclone tropical Gabrielle deverá afetar Portugal continental nos dias 27 e 28 de setembro.

Uma combinação de instabilidade meteorológica trazida pelo ciclone, nomeadamente vento forte e agitação marítima, e tendo em conta território quente e seco, ANEPC apela à população que cumpra as regras de prevenção de incêndios rurais. Com o perigo de incêndio rural a manter-se Muito Elevado e Máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve.

A ANEPC recorda no seu aviso à população que com nas atual condições nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo é PROBIDO:

Fazer Queimada Extensiva;

Fazer Queima de Amontoados;

Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

Fumigar ou desinfestar apiários, exceto quando os fumigadores estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;

Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo, é igualmente proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

A ANEPC pede à população para estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.