Aníbal Alves é o primeiro Provedor Institucional da UMinho

O professor catedrático emérito Aníbal Aves é o primeiro Provedor Institucional da Universidade do Minho, e Graciete Dias, professora catedrática aposentada preside ao Conselho de Ética da Universidade.

Aníbal Alves é o primeiro Provedor Institucional da UMinho
Aníbal Alves é o primeiro Provedor Institucional da UMinho. Foto: DR

O Conselho de Ética da Universidade do Minho (UMinho) é presidido pela professora catedrática aposentada Graciete Dias, e inclui os professores Cecília Leão, Acílio Rocha, Miguel Gonçalves e Manuel Pinto, os estudantes Douglas Weber e Alexandra Miranda, a técnica superior Isabel Monteiro, além dos professores José Gomes Canotilho, Jorge Paiva, ambos da Universidade de Coimbra, José Manuel Mendes da Associação Portuguesa de Escritores e Lucília Nunes do Instituto Politécnico de Setúbal.

Para primeiro Provedor Institucional da UMinho é o professor catedrático emérito Aníbal Alves. O ilustre professor formou-se na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, e em Portugal arrancou com a formação superior em Comunicação Social.

Na UMinho, Aníbal Alves, foi vice-reitor, presidente do Instituto de Ciências Sociais e ainda diretor do Departamento de Ciências da Comunicação, do Centro de Ciências Históricas e Sociais e do Centro de Estudos Lusíadas. Foi também o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), tendo ainda ocupado outros cargos.

A posse dos membros do Conselho de Ética e do Provedor Institucional da Universidade do Minho decorre dia 28 de junho, no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, com a presença do presidente do Conselho Geral da UMinho, Luís Valente de Oliveira, e do reitor Rui Vieira de Castro.