Ano Novo Chinês celebrado em Braga

Instituto Confúcio da Universidade do Minho assinala Ano do Cão com múltiplas atividades. Escrita chinesa, chá, dança do leão e artes marciais são algumas das atividades que decorrem em Braga, no dia 11 de fevereiro.

Dança do Leão, comemorações do Novo Ano Chinês
Dança do Leão, comemorações do Novo Ano Chinês. Foto: DR

 

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) comemora a entrada no Ano Novo Chinês a 11 de fevereiro. As comemorações decorrem das 10h00 às 23h00, na escadaria do shopping Braga Parque, em Braga, e incluem um conjunto de atividades culturais, como a Dança do Leão e artes marciais.

A iniciativa das comemorações do ano novo chinês em Braga, com entrada gratuita, tem como objetivo cativar pessoas de todas as idades para a cultura chinesa.

De manhã do dia 11 de fevereiro aprende-se a escrever o nome próprio em chinês ou a desejar bom ano, a fazer o milenar nó chinês, a cortar papel em mil figuras, a pintar máscaras e acompanha-se também o ritual da cerimónia do chá.

De tarde, às 15h30, o diretor do ICUM, Li Chunjiang, fala dos projetos do Instituto, criado há 11 anos e pioneiro em Portugal, além do seu impacto na sociedade, como as aulas de mandarim a mais de mil alunos de 15 escolas dos distritos de Braga, Porto e Aveiro.

Li Chunjiang vai evocar ainda as comemorações deste Ano do Cão, o 11º signo do horóscopo chinês, que é associado à lealdade e honestidade.

Alunos de Chinês de escolas de Braga interpretam uma canção tradicional chinesa, e de seguida desenvolve-se uma performance de dança tradicional por Lilia Balinska, do mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês da UMinho.

Às 16h30 decorre a famosa Dança do Leão, com um duo dentro de uma fantasia do animal e a replicar os seus gestos, para de seguida decorrer demonstrações de artes marciais, desde kung-fu a tai-chi. No final do dia repetem-se as atividades matinais, o que permite que os participantes levem para casa mensagens em caracteres chineses, recebam envelopes vermelhos ou saboreiem o típico chá.