António Sousa Pereira é o novo Reitor da Universidade do Porto

Os elementos do Conselho Geral da Universidade do Porto acabam de dar a maioria de votos a António Sousa Pereira para este assumir o cargo de Reitor da Universidade do Porto, vencendo assim Sebastião Feyo de Azevedo como candidato à reeleição.

António Sousa Pereira é o novo Reitor da Universidade do Porto
António Sousa Pereira é o novo Reitor da Universidade do Porto. Foto: DR

António Sousa Pereira é o próximo Reitor da Universidade do Porto (U.Porto). O atual Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) acaba de ser escolhido pelo Conselho Geral da Universidade do Porto para assumir o cargo de Reitor durante o mandato 2018-2022.

O 20.º reitor dos 107 anos de história da Universidade do Porto recolheu 12 dos 23 votos dos membros do Conselho Geral, e sucede ao atual reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, que também foi candidato para novo mandato, mas que com os 11 votos expressos não conseguiu a reeleição.

O Conselho Geral da U.Porto emitiu no final uma declaração onde “manifesta a sua satisfação pela forma como decorreu o processo para eleição do Reitor da Universidade do Porto e, em particular, pelo elevado nível de qualidade das quatro candidaturas finalistas“.

António Manuel de Sousa Pereira nasceu na freguesia de Ramalde, no Porto, a 17 de outubro de 1961, ou seja, com 57 anos de idade, é licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS, e desenvolveu toda a carreira académica na Universidade do Porto, onde em 2000 prestou provas de agregação na área de Anatomia.

Já como Professor Catedrático, desde 2002, foi eleito, pela primeira vez, diretor da faculdade, cargo que tem vindo a ocupar até agora.

Para além do cargo de diretor do ICBAS, é membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida eleito pela Assembleia da República, Vice-Presidente do Conselho Estratégico do Instituto Português de Oncologia do Porto, membro do Conselho Diretivo do Centro Académico Clínico ICBAS/Centro Hospitalar do Porto e do Conselho estratégico do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Entre os cargos que exerceu, dentro e fora da academia, António Manuel de Sousa Pereira foi Presidente do Conselho Nacional de Ensino e Educação Médica da Ordem dos Médicos, consultor do Governo da República Dominicana para a avaliação da Reforma das Escolas de Medicina, de 2016 a 2017, membro do Conselho de Administração da ORPHEUS – Organisation of PhD Education in Biomedicine and Health Sciences in European System de 2013 a 2016.

António Manuel de Sousa enquanto investigador colaborou, no âmbito da tese de doutoramento, com a organização e informatização de um Registo Oncológico de Base Populacional, que constituiu o primeiro registo oncológico de base populacional feito em Portugal, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Colaborou com a Entidade Reguladora da Saúde, tendo integrado a equipa que idealizou, criou, implementou e coordenou o projeto SINAS – Sistema Nacional de Avaliação de Saúde, que visa avaliar a qualidade global dos serviços de saúde em Portugal.

Nos últimos anos, desenvolveu a atividade de investigação na área da gestão universitária e políticas de saúde. Entre outros projetos internacionais coordenou e participou no estudo “Guidelines for Accreditation and Quality Assurance of Health Care Units Used for Teaching in Undergraduate Medicine”, em parceria com o Imperial College.

A data de posse de António Manuel de Sousa como reitor ainda não é conhecida, dado que os Estatutos da Universidade do Porto, exigem que os resultados da votação sejam primeiro homologados pelo Conselho de Curadores da Fundação Universidade do Porto.