Apoio ao restabelecimento florestal com candidaturas até meio de abril

Prazo para apresentação de candidaturas à medida de restabelecimento da floresta foi prorrogado até 15 de abril. A prorrogação implica que o processo de análise e aprovação das candidaturas seja adiado.

Apoio ao restabelecimento florestal com candidaturas até meio de abril
Apoio ao restabelecimento florestal com candidaturas até meio de abril. Foto: © Rosa Pinto

No seguimento de pedido da Associação de Produtores Florestais do Barlavento Algarvio, o Governo, mais uma vez, adiou o prazo de encerramento do processo de apresentação de candidaturas à Medida 8.1.4 – Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou acontecimentos catastróficos, que terminava dia 29 de março.

Em comunicado o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR) indicou que a terceira prorrogação do prazo para submissão de candidaturas pedida pela associação, é agora estendida até ao próximo dia 15 de abril.

O MAFDR lembrou que a “medida abriu a 16 de novembro, com uma dotação de 4 milhões de euros disponíveis para a Região do Algarve”, mas que o “Governo estendeu a todo o território”, com a dotação de 2,5 milhões de euros para a Região do Alentejo, de 16,5 milhões de euros para a Região Centro e 5 milhões de euros para a Região Norte.

A medida com o total de 28 milhões de euros é destinada a apoiar a recuperação das áreas afetadas por grandes incêndios em 2016, 2017 e 2018 registadas nos relatórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A medida não inclui as áreas de povoamentos de espécies de crescimento rápido.

Com esta prorrogação é adiado “todo o processo de análise, aprovação e contratação da globalidade das candidaturas por parte da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural”, dado que “o Governo considera importante que os produtores florestais algarvios disponham de todas as condições para apresentarem as respetivas candidaturas.”