‘Apostar em TI’ garante adesão de empresas para estágios

Programa ‘Apostar em TI’ da iTGROW e do ISEC recebe a adesão de sete empresas que irão assegurar os 24 estágios remunerados aos formandos que tenham completado com sucesso os cinco meses de formação do programa.

Formação em Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica
Formação em Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica. Foto: Rosa Pinto

O programa ‘Apostar em TI’ promovido pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e pela iTGrow, uma academia de recrutamento e formação associada à CRITICAL Software e ao Banco BPI, conta já com um relevante conjunto de empresas que vão garantir o estágio profissional remunerado de 9 meses aos formandos que completarem com sucesso a fase letiva do curso.

A CRITICAL Software vai dar estágio a 12 formandos, e os outros 12 são repartidos pela Open Limits, Active Space Technologies, CONTROLAR, MECALBI, UbiWhere e Virtual Power Solutions.

Os formandos podem proceder à candidatura aos estágios até 15 de fevereiro de 2018, podendo inscrever-se no website da ‘Apostar em TI’. As candidaturas ao curso terminam no dia 21 de janeiro.

O estágio vai decorrer entre setembro de 2018 e maio de 2019, num contexto propício ao desenvolvimento das competências adquiridas durante o curso, e vai ser acompanhado pelos docentes do programa, afetos aos departamentos de engenharia eletrotécnica e informática do ISEC. O estágio é remunerado com um mínimo fixado em 750 euros ilíquidos.

O programa ‘Apostar em TI’ tem como objetivo dar resposta à escassez de mão-de-obra do mercado das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), apoiando “indivíduos desempregados para um segmento de mercado com um enorme potencial de empregabilidade em todo o mundo.”

João Cunha, professor no Departamento de Engenharia Informática no ISEC e coordenador pedagógico do ‘Apostar em TI’, referiu: “Estamos muito satisfeitos com o elevado número de empresas que já aderiu ao Programa e que se comprometeu a garantir os estágios, uma vertente fundamental para o sucesso desta iniciativa e para facilitar a reentrada dos formandos no mercado de trabalho, num segmento de mercado que é apontado como sendo um dos de maior futuro, crescimento e sustentabilidade.”

Catarina Fonseca, Diretora Geral da iTGROW, indicou que “os formandos do ‘Apostar em TI’ podem acrescentar valor na resposta a competências específicas de projetos de TI destas empresas” que concedem os estágios. A especialista acrescentou: “Estas empresas têm a oportunidade de ampliar a sua pegada de responsabilidade social ao acolherem profissionais qualificados que se encontravam anteriormente numa situação de desemprego.”

O Programa ‘Apostar em TI’ tem a duração total de 14 meses, repartidos por um período de 5 meses de formação e por um segundo período de 9 meses de consolidação e formação on-the-job, conseguido através da realização garantida de um estágio profissional remunerado numa das empresas aderentes ao Programa.

A formação tem um custo de 1.950 euros a ser suportado pelos formandos, através do pagamento de uma propina, dividida em 5 tranches: metade a ser paga no início da formação e o restante valor a ser liquidado em prestações até ao final da formação que irá durar 20 semanas. Este investimento é recuperado durante o estágio.

Os formandos têm à sua disposição soluções de crédito, disponibilizadas pelas instituições financeiras ligadas ao Programa, que lhes vai permitir fazer face às despesas com propinas, aquisição de computadores, ou/e à subsistência mensal durante o período letivo.

O plano curricular da 1ª edição do ‘Apostar em TI’ está “centrado na Programação C/C++ para Sistemas Embebidos, uma área de grande procura de recursos humanos qualificados em Portugal e a nível internacional.”