Archi Summit 2018 no LX Factory

LX Factory acolhe a quarta edição do Archi Summit. O maior evento nacional de arquitetura vai ocupar 1.500 metros quadrados, nos dias 12 e 13 de julho, do espaço de Alcântara, com decoração inspirada num projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas.

0
Archi Summit 2018 no LX Factory
Archi Summit 2018 no LX Factory. Foto: DR

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a organização da Archi Summit selecionaram o espaço da antiga fábrica de Alcântara, que foi reabilitada e é atualmente conhecida como o espaço trendy de Lisboa, pela sua dinâmica cultural e oferta lúdica associada ao lifestyle, para acolher a quarta edição do maior evento nacional de arquitetura.

O Archi Summit realiza-se nos dias 12 e 13 de julho e para dinamizar as exposições, as conferências e as diversas atividades, o evento irá contar com uma área de 1.500 metros quadrados na sala XL do LX Factory, que para o efeito a decoração é inspirada num projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas, executado para uma exposição realizada em Nova Iorque.

Bruno Moreira, responsável pela organização do Archi Summit, referiu: “A simbiose entre o bruto e o quase devoluto, integrado num espaço repleto de arte urbana e de intervenção foram o mote para a escolha do LX Factory para a realização do Archi Summit 2018, por replicar os adjetivos que o caracterizam enquanto evento.”

O responsável do Archi Summit acrescentou: “Neste espaço, e com a intervenção que vamos levar a cabo para homenagear a cerâmica nacional, em conjunto com as marcas Love Tiles e Margres, do Grupo Gres Panaria, líder em Portugal, estão reunidos os ingredientes para mais uma fantástica edição deste evento, de e para arquitetos, que se tem afirmado como o mais marcante da agenda do setor no nosso país.”

A organização do evento esclareceu que o layout da sala XL, onde irá decorrer o evento, parte de um auditório central, que receberá a conferência principal, rodeado por uma área de exposições destinada ao networking, totalmente orientada para o segmento da construção e desenvolvimento de projeto. Com o formato de um circuito, que guiará os participantes até à zona de conferências, existirão várias ações e atividades a decorrer em simultâneo, como seminários, workshops técnicos, e um espaço de exposição com destaque para as áreas destinadas às marcas LOVE Tiles e Margres, Barbot, Secil, Amorim Isolamentos e Gyptec.

Para o Archi Summit de 2017, a decoração do espaço sob a pala do pavilhão de Portugal, consistiu na maior instalação efémera em cortiça de sempre para uma exposição. Para 2018 o material em destaque é a cerâmica, com a decoração do espaço a ser inspirada no ambiente fabril para o qual remete o LX Factory, recuperando igualmente o mote da segunda edição do evento, que, em 2016, teve lugar no antigo matadouro da cidade do Porto.

Bruno Moreira esclareceu que “logo após o encerramento do Archi Summit 2017, no pavilhão de Portugal” foi identificada “a necessidade de manter em Lisboa a realização da quarta edição”, pelo que foi iniciada com a Câmara Municipal, o parceiro institucional, “a busca de um novo local, que passou pela visita a vários espaços icónicos da cidade, entre mercados, cinemas, teatros devolutos, praças, entre outros”.

O responsável do evento indicou que “o mercado de Santa Clara ou Torreão no Terreiro do Paço foram alguns dos espaços equacionados, mas o local que melhor reuniu todos os requisitos conceptuais e funcionais para o evento foi o LX Factory, que embora não seja da gestão da Câmara Municipal é um local de excelência para este evento.”

Depois de três edições, o Archi Summit, é já considerado uma referência no setor da arquitetura nacional, reuniu mais de 2.000 arquitetos. Em 2018 a organização espera um aumento em cerca de 30% do número de participantes face ao ano anterior, que registou um número recorde, com mais de mil inscritos.

Manuel Aires Mateus, Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne e Nuno Portas são alguns dos prestigiados arquitetos portugueses que, juntamente com grandes nomes da arquitetura internacional, têm marcado presença no Archi Summit. Um evento que, no entender da organização, “veio propor uma nova abordagem de debate para a arquitetura nacional.”

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!