Arquiteto chinês Li Xiaodong dirige conferência no Museu do Oriente

Em conferência, no Museu do Oriente, Li Xiaodong, reconhecido arquiteto chinês, traça uma reflexão sobre arquitetura. Arquiteto, professor e investigador, Li Xiaodong tem visto a suas obras reconhecidas mundialmente. Dia 21 de abril, com entrada livre.

Arquiteto chinês Li Xiaodong dirige conferência no Museu do Oriente
Arquiteto chinês Li Xiaodong dirige conferência no Museu do Oriente. Foto: DR

O reconhecido arquiteto chinês Li Xiaodong orienta uma conferência sobre aquilo que denomina a prática da arquitetura regionalista reflexiva, no sábado, 21 de abril, no Museu do Oriente.

Identity: towards a reflexive regionalist practice of architecture” rejeita a ideia de arquitectura chinesa contemporânea em favor do conceito de arquitetura regionalista reflexiva, enquanto diálogo para compreender uma condição abrangente, dinâmica e sustentável de um lugar ou, nas palavras do arquiteto, “uma tabula rasa na qual as soluções podem ser baseadas e dela emergir”.

Li Xiaodong desenvolve uma procura que se funda sobre a apropriação da “arquitetura chinesa”, conjugando modos tradicionais e contemporâneos de expressão, conhecimentos técnicos e pensamento artístico. A sua arquitetura combina uma exploração espiritual das ideias com o pensamento racional e baseia-se numa permanente investigação dos conceitos subjacentes ao contexto espacial chinês. Destaca-se a atenção ao contexto cultural e climático, bem como a ambição de procurar capturar a essência espiritual do lugar, com busca de tranquilidade e harmonia.

O arquiteto rejeita os estilos arquitetónicos como limites ao único e ao criativo, não deixando de valorizar a relação entre tradição e modernidade: privilegia o conhecimento adquirido na experiência ancestral, como base para resolver novos problemas. Acredita que a riqueza de um bom desenho depende da articulação cuidadosa de uma matriz de detalhes, escala, proporção e senso comum.

Nascido em Pequim, em 1963, Li Xiaodong é arquiteto pela Escola de Arquitetura da Universidade de Tsinghua e doutorado pela Escola de Arquitetura da Universidade de Delft. A sua atividade inclui, além da prática de arquitetura, entre projetos de interiores e intervenções à escala urbana, o ensino e a investigação.

O seu trabalho é largamente premiado, destacando-se o projeto para a Bridge School na província de Fujian, vencedor do prémio AR(review) Emerging Architecture Award, em 2009, bem como o 2010 Aga Khan Award, em Arquitetura. Também o projeto da Biblioteca de Liyuan foi premiada pelo UNESCO Jury Award for Innovation. Enquanto investigador, abrange temas que vão dos estudos culturais, da história e teoria da arquitetura, até aos estudos urbanos.

Conferência : “Identity: towards a reflexive regionalist practice of architecture”

Por Li Xiaodong

Dara: 21 de abril, das 15h00 às 16h00

Entrada livre limitada à capacidade da sala

Conferência em inglês sem tradução simultânea