Arrendamento para turismo tem impacto sobre as comunidades locais

Arrendamento de curta duração favorece o enriquece o setor do turismo, mas têm impacto sobre as comunidades, como o ruído, o congestionamento, o lixo, os preços mais elevados e pressões sobre disponibilidade de habitação, revelam dados do Eurobarómetro

Arrendamento para turismo tem impacto sobre as comunidades locais
Arrendamento para turismo tem impacto sobre as comunidades locais. Foto: © Rosa Pinto

O arrendamento de curta duração de alojamentos contribui para melhorar a atratividade da oferta de serviços turísticos na União Europeia (UE), mas tem impactos significativos sobre as comunidades a nível local, indicam dados do Eurobarómetro.

Os dados mostram a necessidade de um desenvolvimento equilibrado do setor do arrendamento de curta duração. Isto implica manter as oportunidades para as plataformas inovadoras e as PME que prestam serviços, respeitando simultaneamente objetivos de política pública, como a habitação disponível a preços acessíveis e a proteção dos centros urbanos.

O inquérito, realizado em setembro de 2021 em toda a Europa, revela que 25 % dos europeus reservam alojamentos de curta duração através de plataformas online e que uma grande maioria, 89 % dos que já efetuaram essas reservas considera que se trata de uma experiência positiva que recomendaria a outras pessoas.

Mas a rápida ascensão dos serviços de arrendamento de curta duração pode ter um impacto para além do ecossistema do turismo, sendo que quase metade das pessoas inquiridas considera que o arrendamento de curta duração provoca um aumento dos incómodos causados pelos turistas, como: ruído; congestionamentos; resíduos; preços mais elevados e pressões sobre a disponibilidade de habitação.

Os resultados do inquérito do Eurobarómetro vão contribuir para a avaliação da Comissão sobre a pertinência de eventuais novas medidas regulamentares, tal como anunciado no recente documento dos serviços da Comissão Europeia que descreve cenários para uma via de transição para o ecossistema do turismo.