As 10 qualidades de um líder de Recursos Humanos na Era Digital

Pensamento estratégico, disposição para assumir riscos e pensamento analítico são algumas das qualidades que, segundo a Meta4, os profissionais de Recursos Humanos devem assumir para liderar a digitalização de talento nas organizações.

As 10 qualidades de um líder de Recursos Humanos na Era Digital
As 10 qualidades de um líder de Recursos Humanos na Era Digital. Foto: Rosa Pinto

A digitalização obriga a repensar a organização e as mudanças envolvem os colaboradores e os responsáveis máximos da empresa. Os novos desafios colocados pela digitalização obriga, refere a Meta4, empresa de soluções informáticas para gestão de recursos humanos, em nota à imprensa, que os líderes de Recursos Humanos (RH) adotem novas habilidades e conhecimentos.

Para a Meta4 são dez as características fundamentais que os profissionais de RH devem assumir para liderar a digitalização de talento nas organizações:

1. Pensamento estratégico: Na era digital o talento tornou-se um elemento fundamental de diferenciação para as empresas e é chave para o sucesso. Os líderes de RH devem adoptar um pensamento estratégico para capturar, reter e desenvolver os melhores profissionais.

2. Curioso, ágil e com capacidade de aprendizagem: O ritmo da transformação tecnológica e avanços de inovação exigem aos líderes de RH uma constante aprendizagem para identificarem e incorporarem tendências que levem a novas oportunidades, incentivar a investigação, e os processos de RH devem ganhar agilidade para se adaptarem a um novo ritmo.

3. Disposição para assumir riscos: A função actual de Recursos Humanos vai para além de tarefas administrativas, assume um papel nas decisões estratégicas de maior risco na empresa. O líder de recursos humanos digital deve compreender as necessidades do negócio e apresentar soluções com valor acrescentado.

4. Habilitador e não controlador: O surgimento da Cloud Computing e ferramentas sociais foi inicialmente uma preocupação para a área de recursos humanos. Os RH devem entender a tecnologia como um grande facilitador para alcançar os melhores resultados nas suas organizações. A implementação de MOOCs para uma aprendizagem flexível, ferramentas de colaboração online ou mecanismos de feedback, irão, no entender da Meta4 gerar enormes benefícios para as empresas.

5. Visão de futuro: No mundo digital, os líderes de recursos humanos têm um papel fundamental na identificação de oportunidades futuras, proporcionando às organizações as ferramentas necessárias para responder às necessidades do mercado. Motivar o relacionamento das empresas com os seus potenciais candidatos, ‘pool de talentos’, antes do início do processo de seleção ou sucessão, para reduzir a perda de oportunidades quando existirem vagas em posições críticas.

6. Alinhado com os objetivos do negócio: A inclusão do líder de Recursos Humanos em ‘comités’ de gestão é, refere a Meta4, estratégico para cumprir os objetivos de negócio das organizações. Mas, indica, muitos líderes de RH ‘falham’ pelo que, as empresas optam por incorporar profissionais de outras áreas no desempenho do lugar de CHRO.

7. Pensamento analítico: O líder digital de RH deve, indica a Meta4, ter conhecimentos tecnológicos e analíticos para aproveitar o potencial dos dados dos funcionários da organização, e ter um pensamento analítico é fundamental para superar muitos dos desafios relacionados com compromisso, liderança, aprendizagem e seleção que terá pela frente durante os próximos anos.

8. Transparência e autenticidade: Na era digital, o acesso a informações sobre qualquer empresa ou produto é mais fácil, o que é uma oportunidade mas também uma necessidade de validar a autenticidade daqueles que nos lideram.

9. Empático: Na era digital, os líderes de RH devem levar o humanismo e a sensibilidade às empresas para favorecer o equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real. Devem ser capazes de fazer o trabalho mais humano, racional e simples, e implementar políticas direcionadas para o cuidado e bem-estar dos colaboradores.

10. Capacidade de negociação: Os líderes digitais de RH precisam, no entender da Meta4, de aplicar manobras políticas e de negociação para garantir os recursos necessários que permitam desenvolver o talento nas suas organizações. O investimento em cursos de formação e liderança e em soluções tecnológicas de RH, são aspetos críticos para a evolução das empresas.