As sardinhas vencedoras das festas de Lisboa

Temas atuais inspiraram os designers das sardinhas vencedoras de 2020 do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa. Três das vencedoras vêm da Turquia, Itália e Canadá e a “Sardinha SMILE” da escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira, em Olhão.

As sardinhas vencedoras das festas de Lisboa
As sardinhas vencedoras das festas de Lisboa

Estão escolhidas as sardinhas vencedoras do 10.º Concurso Sardinhas Festas de Lisboa. As dez sardinhas foram selecionadas entre milhares de propostas, num concurso com uma grande variedade de ideias.

Na edição deste ano as sete magníficas, em que seis são do concurso geral e uma da Turma da Sardinha, vão receber um prémio no valor de 1.500 euros. A estas juntam-se três sardinhas distinguidas com menções honrosas através de uma votação online do público na página das Festas de Lisboa.

A décima edição do concurso decorreu entre março e abril e recebeu 3639 propostas de sardinhas, mais 1686 do que no ano passado. Propostas provenientes de 53 países. À Turma da Sardinha candidataram-se 672 propostas de escolas de todo o país.

As sardinhas vencedoras deste ano, três portuguesas e três internacionais, oriundas da Turquia, Itália e Canadá, foram inspiradas em temas que vão desde a pandemia COVID-19, o ambiente e mesmo as festas lisboetas à janela.

A “coerência gráfica e plástica”, aliada à “originalidade, legibilidade e qualidades técnica e estética” ditaram a escolha das vencedoras pelo júri. Um júri que este ano foi composto pelo artista plástico Ricardo Ramos, que assina como Xico Gaivota e tem desenvolvido obras com lixo recolhido nas praias, pela radialista e apresentadora de televisão Inês Lopes Gonçalves, pelo escritor, realizador, ilustrador e músico Afonso Cruz e pelo designer Jorge Silva, o “Pai da Sardinha”.

A “Sardinha SMILE” da escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira, em Olhão, junta-se ao lote das vencedoras, como a melhor da Turma da Sardinha, eleita pela apresentadora e atriz Cláudia Semedo e por Jorge Silva.

As sardinhas vencedoras das festas de Lisboa
As sardinhas vencedoras das festas de Lisboa

Nesta competição, o júri atribuiu ainda uma distinção de mérito a mais 2 sardinhas realizadas por alunos do Colégio da Bafureira, na Parede, e da Escola Básica de Vendas Novas n.º 1.