As SpaceTalks decorrem em novembro e têm apoio da FCT

European Space Talks decorrem em novembro. A Iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA) pretende incentivar as diversas organizações e os cidadãos a organizar debates sobre as questões do espaço. Em Portugal as SpaceTalks têm apoio da FCT.

As SpaceTalks decorrem em novembro e têm apoio da FCT
As SpaceTalks decorrem em novembro e têm apoio da FCT

No mês de novembro de 2018 chegam as European Space Talks. Uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla do inglês) que pretende levar empresas, instituições, escolas e todos os cidadãos a organizar sessões, em diversos formatos, para debater as mais diversas questões sobre o Espaço.

O Espaço diz respeito a todos, pois tem a ver com nossas vidas e o seu estudo pode ajudar a resolver alguns dos maiores desafios da humanidade. O sector espacial europeu contribui significativamente para a economia da Europa e inspira as novas gerações de muitas formas.

Qualquer indivíduo pode ser um Embaixador do Espaço e organizar uma SpaceTalk, para isso, deve definir um programa e registá-lo no website da iniciativa. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) disponibiliza um calendário das atividades agendadas no seu próprio website.

Mas quem melhor do que as pessoas que passam os dias a pensar no espaço, a trabalhar em projetos espaciais ou a viver no espaço, para compartilhar sua paixão com o mundo?

Os profissionais da ESA que trabalham sobre o espaço consideram ter a responsabilidade de informar as pessoas sobre o que as organizações espaciais e indústria estão a fazer e garantir que todos entendam melhor o mundo em que vivemos, para preparar o mundo de amanhã, por isso a ESA lançou a iniciativa European Space Talks.

Os temas a tratar podem ser diversos, como exemplos, temos: “No Espaço, o que podemos ver?” “O que não vemos mas sabemos que está lá”. “Em que medida as suas tecnologias mudam as nossas vidas?” “De que forma o Espaço é uma paixão para tantos?”

O objetivo das Space Talks “é criar espaços de partilha de experiências e de aprendizagem, na sala de uma casa ou no auditório de uma empresa”. As estrelas das Space Talks podem ser investigadores, cientistas, astrónomos e até astronautas, mas também qualquer cidadão, não especializado, que é apenas apaixonado pelo Espaço.

A ESA mantém uma lista dos eventos planeados no seu website. Os participantes podem ainda participar no concurso SpaceSelfie, podendo ganhar uma viagem ao porto espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa.

Em Portugal, as SpaceTalks têm o apoio da FCT, e até ao momento, já estão previstos alguns eventos.