ASM Energia investe cinco milhões de euros na produção de torres eólicas

ASM Energia, maior produtor português de produção de torres eólicas, com sede em Sever do Vouga, investe cinco milhões para aumentar a produção em 40%. O investimento vai criar mais 30 novos postos de trabalho.

ASM Energia investe cinco milhões de euros na produção de torres eólicas
ASM Energia investe cinco milhões de euros na produção de torres eólicas. Foto: © DR

A ASM Energia, com sede e produção em Sever do Vouga, é o maior produtor português de torres eólicas e o único que também produz para utilização offshore, ou seja, no mar, vai inaugurar uma nova linha de produção, um investimento de cinco milhões de euros que permitirá aumentar a produção em 40% e criar 30 novos postos de trabalho.

Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries, que detém a ASM Energia, explica que “esta é uma área em que Portugal tem claramente muito para crescer, e a ASM está muito empenhada em manter este rumo de crescimento”.

“Temos recursos humanos qualificados, uma equipa jovem, dinâmica, com alguns novos quadros superiores portugueses de elevado potencial que fomos recrutar ao estrangeiro para regressarem ao nosso País, e uma produção de muita qualidade, que nos coloca como maior produtor nacional, e um dos dez maiores na Europa”, indica o CEO da ASM Industries.

A ASME faturou em 2016 mais de 13 milhões de euros em torres eólicas, e prevê, ainda em 2017, chegar aos 20 milhões de euros de faturação, e aos 50 milhões em 2020, mais que triplicando a faturação em quatro anos. A ASM Energia produziu, desde 2006, mais de 3.500 seções metálicas para torres eólicas, especialmente para os mercados europeu e sul-americano, refere a ASM Industries, em comunicado.

O investimento de cinco milhões de euros, numa nova linha de produção a inaugurar no final do próximo mês de fevereiro, inclui a construção de um novo pavilhão, aquisição de maquinaria avançada – inclusivamente uma máquina que permite dobrar aço com 100 mm de espessura, capacidade necessária para as torres de nova geração – e contratação de 30 novos colaboradores. Estes investimentos dotam a empresa de capacidade para fabricar secções de torres eólicas metálicas até 80 toneladas de peso unitário, com maior espessura e diâmetro.

CEO da ASM Industries refere que a “nova unidade vai permitir aumentar a produtividade e competitividade, ombreando com produtores de todo o mundo, manter a capacidade exportadora na ordem dos 95%, para a Europa e Américas, e consolidar a sua posição como maior produtor nacional”.

A ASM Energia pertence à ASM Industries, sub-holding do Grupo A. Silva Matos, uma estrutura empresarial exclusivamente familiar. O Grupo teve origem em 1980, quando Adelino Silva Matos fundou, com a mulher, Edite da Costa e Silva Matos, a A. Silva Matos Indústria Metalúrgica Lda. (especializada em estruturas de aço inoxidável para as indústrias alimentar, química, farmacêutica, entre outras). Hoje, a subholding ASM Industries é administrada por Adelino Costa Matos, o mais novo dos três filhos do fundador, esclarece a ASM Industries, no comunicado.

Atualmente o Grupo ASM é constituído por mais de 20 empresas, localizadas em vários países, totalizando cerca de 450 colaboradores e faturando cerca de 50 milhões de euros. O grupo é constituído por três unidades de negócio/subholdings, independentes, criando valor em cada sector de atividade onde estão inseridas.