Associação de Cuidados Paliativos reforça comunicação

Grupo de Trabalho “Comunicação e Media em Cuidados Paliativos” é criado pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos para reforçar a comunicação sobre cuidados paliativos e favorecer a referenciação de doentes.

0
Associação de Cuidados Paliativos reforça comunicação
Associação de Cuidados Paliativos reforça comunicação. Foto: DR

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) criou, este mês de março, o Grupo de Trabalho “Comunicação e Media em Cuidados Paliativos, como o objetivo de reforçar a comunicação da APCP, melhorar o conteúdo da mensagem sobre cuidados paliativos e facilitar a referenciação dos doentes entre os pares.

Para Duarte Soares Presidente da APCP, “sendo os Cuidados Paliativos uma área de interesse público e social inequívoco, podem estar sujeitos a um processo de marketing, por forma a incrementar a referenciação de novos doentes, otimizando os resultados da sua intervenção”.

“Neste âmbito, sentimos necessidade de criar um grupo de trabalho dedicado e centrado na comunicação dos cuidados paliativos, por forma a facilitar a compreensão dos conceitos e propósitos destes cuidados e contribuir para o aumento da literacia em saúde nesta área tão particular do saber, que em última instância queremos que se traduzam numa referenciação cada vez mais precoce dos nossos doentes”, explicou Duarte Soares.

Objetivos específicos do grupo de trabalho para a comunicação são:

Despertar a consciência pública para a importância dos cuidados paliativos, debatendo o significado dos mesmos;

Sensibilizar decisores políticos e gestores de instituições de saúde e do apoio social, profissionais de saúde e estudantes para o impacto da intervenção atempada das equipas de cuidados paliativos;

Potenciar a referenciação precoce e adequada de doentes com patologias crónicas complexas e limitantes ou ameaçadoras de vida para equipas de cuidados paliativos;

Facilitar a transmissão e clarificação dos objetivos da integração da equipa de cuidados paliativos, pelas equipas referenciadoras;

Estabelecer parcerias com diferentes grupos profissionais, nacionais e internacionais, na divulgação de informação adequada sobre cuidados paliativos;

Criar oportunidades de difusão das mensagens sobre os objetivos dos programas de cuidados paliativos.

O presidente da APCP concluiu que “a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos compromete-se com este Grupo de Trabalho a reforçar a sua intervenção e missão junto da classe médica, da opinião pública e dos decisores políticos”.

O Grupo de Trabalho integra os seguintes profissionais:

Susana Caires
Susana Caires. Foto: DR

Susana Caires (coordenadora) – Psicóloga, Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

 

 

Cândida Cancelinha
Cândida Cancelinha. Foto: DR

Cândida Cancelinha (coordenadora) – Médica, Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátrica, Departamento Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

 

Ana Rocha
Ana Rocha. Foto: DR

Ana Rocha – Enfermeira, Serviço dos Cuidados Paliativos e Equipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

 

 

Elsa Montenegro Marques
Elsa Montenegro Marques. Foto: DR

Elsa Montenegro Marques – Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). Investigadora integrada do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Lisboa (CLISSIS).

 

 

Goreti Marques
Goreti Marques. Foto: DR

Goreti Marques – Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Departamento de Enfermagem.

 

 

 

Joana Rente
Joana Rente. Foto: DR

Joana Rente – Enfermeira, Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, Hospital Dr. Francisco Zagalo.

 

 

 

Maria Goreti Mendes
Maria Goreti Mendes. Foto: DR

Maria Goreti Mendes – Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Diretora do Curso de Formação Especializada em Enfermagem de Cuidados Paliativos e do Curso a distância, Cuidados Paliativos e Temas de Fim de Vida.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!