Ataque terrorista leva horror a Nice

Camião investiu contra a população que festejava o dia Nacional de França, em Nice, na noite de 14 de julho, provocando pelo menos 84 mortes e um número de feridos em estado grave superior a 20. As autoridades francesas classificam o ato como ataque terrorista.

Ataque terrorista leva horror a Nice
Ataque terrorista leva horror a Nice. Foto: © DR

Durante os festejos em Nice, do 14 de julho, Dia Nacional de França, um camião investiu contra população na avenida marginal provocando mais de 84 mortes e um número superior a 100 de feridos, sendo que pelo menos 20 se encontram em estado grave.

O condutor do camião foi morto a tiro pela polícia, ainda dentro do camião, e a sua identificação já é conhecida das autoridades. O ato foi classificado como ataque terrorista pelas autoridades francesas.

Declaração do Palácio do Eliseu refere que a “França foi atingida no seu Dia Nacional, 14 de julho, símbolo de liberdade, porque os direitos humanos são negados pelos fanáticos, e a França é necessariamente o seu alvo”.

Todos os meios foram mobilizados para ajudar no socorro às vítimas tendo o plano de emergência hospitalar sido acionado. A declaração do Eliseu lembra que “depois de Paris, em janeiro de 2015 e em novembro do ano passado, agora é Nice”, e indica que a França está “sob a ameaça do terrorismo islâmico”.

O Presidente francês indica que foram tomadas diversas medidas, entre as quais, a mobilização de 10.000 militares, para além das polícias. Dado que “é preciso demonstrar uma vigilância absoluta e uma inabalável determinação”.

Para aumentar o controlo das fronteiras e de outros lugares estratégicos, o Presidente François Hollande reforçou as polícias com pessoal da reserva operacional, ou seja, com todos os que pertenceram às polícias e que se encontram na reforma.

https://youtu.be/Zkx2gnVvQWo