Ataques por ransomware preocupam empresas

Ataques por ransomware levam a prejuízo financeiro médio de 4,35 milhões de dólares por violação de segurança. Setenta e um por cento das organizações já foi vítima de ataques de ransomware. Uma preocupação é fortalecer as muralhas digitais.

Ataques por ransomware preocupam empresas
Ataques por ransomware preocupam empresas. Foto: Rosa Pinto

A empresa especializada em soluções de cibersegurança, Check Point Software, revela que o ransomware não é apenas uma intrusão de baixo risco nos sistemas das empresas, é um predador que tem dados vitais como reféns e exige um resgate pela sua libertação.

A Check Point Software esclareceu que as repercussões vão muito para além do mero incómodo. A hemorragia financeira é apenas o começo – a paralisia operacional, o compromisso da confiança do cliente e os danos à reputação a longo prazo são os verdadeiros espetros que assombram as empresas após o ataque. O temido efeito de onda de um ataque de ransomware pode ecoar por todos os corredores de uma organização, deixando um rasto de caos operacional e estratégico.

Enfrentar este desafio exige mais do que medidas reativas, sendo necessária uma estratégia de defesa proativa e em camadas. Isto inclui a implementação de tecnologia avançada e o cultivo de uma cultura consciente da segurança cibernética, destinada a impedir e neutralizar as táticas de ransomware.

Defesa contra ransomware em várias camadas

No campo de batalha digital contra o ransomware, a Check Point surge como uma vanguarda, oferecendo uma gama de soluções concebidas para proteger todos os cantos de uma organização. Um sistema de segurança concebido para antecipar, adaptar e aniquilar as ameaças de ransomware. No centro da estratégia proposto pela Check Point está um mecanismo de defesa complexo, que é adaptado para fortalecer os endpoints, dispositivos móveis, e-mails e perímetros de rede.

Pioneira na segurança de endpoints

A primeira linha de defesa está no endpoint. O Harmony Endpoint da Check Point implementa proteção em tempo de execução, mantendo-se guarda contra-ataques de ransomware mesmo em modo offline. O seu Behavioral Guard foi concebido para detetar, bloquear e remediar eficazmente qualquer atividade de ransomware. No caso de uma anomalia, o Harmony Endpoint identifica e neutraliza rapidamente a ameaça, garantindo a integridade do sistema e evitando possíveis danos.

Fortalecer a fronteira móvel

Depois há a fronteira móvel – uma área cada vez mais explorada pelos cibercriminosos. O Harmony Mobile atua como um escudo, bloqueando downloads maliciosos e verificando ameaças ocultas em aplicativos móveis. É uma solução abrangente, garantindo que sua força de trabalho móvel permaneça um bastião de produtividade, não uma vulnerabilidade.

Proteção da comunicação digital

O Harmony Email & Collaboration usa sandboxing avançado para capturar e neutralizar emails “infetados” de ransomware antes que eles cheguem a uma caixa de entrada. Esta barreira estende-se a aplicações de produtividade como o Teams, o SharePoint e o OneDrive, assegurando que o ransomware não consegue penetrar na sua organização.

Proteção da rede

Os Quantum Security Gateways atuam como uma defesa abrangente contra ciberameaças externas. Estes gateways não se limitam a medidas reativas; utilizam proactivamente IA avançada para identificar e travar ameaças de dia zero e tentativas de phishing.

Práticas recomendadas para a prevenção de ransomware

A batalha contra o ransomware não se resume à implementação das ferramentas certas, mas também ao cultivo dos hábitos certos. A prevenção, no mundo cibernético, é uma mistura de vigilância, educação e previsão estratégica.

Formação de sensibilização para a cibersegurança

Instrua a sua equipa com noções básicas de cibersegurança, incluindo reconhecimento de phishing e segurança de palavras-passe. Para garantir que a sua equipa se mantém alerta e preparada, é vital mantê-la atualizada com os últimos desenvolvimentos em matéria de ameaças à cibersegurança.

Cópias de segurança regulares dos dados

Implemente cópias de segurança encriptadas de rotina dos principais dados como medida de segurança. Certifique-se de que estas cópias de segurança são testadas regularmente para garantir a fiabilidade e o restauro eficaz.

Atualização do sistema

Mantenha um regime disciplinado de atualizações do sistema, concentrando-se nos patches de segurança para proteger contra vulnerabilidades. Melhore continuamente o seu processo de gestão de patches.

Proteção robusta dos endpoints

Utilize programas antivírus e antimalware sofisticados, como o conjunto da Check Point, para garantir uma vigilância e deteção contínuas e em tempo real de potenciais ameaças. Mantenha estas soluções atualizadas para fazer face a novas ameaças de ransomware e de cibersegurança.

Pensamentos de despedida

À medida que o ransomware evolui para formas mais sofisticadas, proteger a sua organização não é apenas uma necessidade, é uma responsabilidade. O whitepaper da Check Point oferece um mergulho profundo em estratégias e soluções avançadas para proteger a sua rede, endpoints, browsers móveis e web, e-mail e ferramentas de colaboração. É um recurso inestimável para CISOs e equipas de segurança empenhadas em manter-se à frente das ciberameaças.