Atena Equity Partners adquire farmacêutica Sidefarma

Farmacêutica portuguesa Sidefarma foi adquirida pela sociedade de capital de risco Atena Equity Partners. A farmacêutica emprega mais de 100 colaboradores e tem um volume de negócios anual de 12 milhões de euros.

Atena Equity Partners adquire farmacêutica Sidefarma
Atena Equity Partners adquire farmacêutica Sidefarma. Foto: DR

A Atena Equity Partners adquiriu a farmacêutica portuguesa Sidefarma – Sociedade Industrial de Expansão Farmacêutica, especialista na comercialização e fabrico de formas farmacêuticas próprias e de terceiros.

A farmacêutica, que possui uma unidade fabril na Grande Lisboa, tem mais de 40 anos de experiência tecnológica na indústria farmacêutica e emprega atualmente mais de 100 pessoas. Em 2021 deverá registar um volume de negócios de 12 milhões de euros.

A Sidefarma tem vindo a aumentar a sua capacidade nos últimos anos e uma vantagem competitiva no mercado português, ao mesmo tempo tem contribuindo para o crescimento das exportações.

Para além de produtos próprios a Sidefarma trabalha em regime de contract manufacturing para algumas das principais empresas mundiais do setor. Entre os produtos fabricados e comercializados estão medicamentos sujeitos a receita médica e os designados de venda livre, suplementos alimentares, cosméticos, dispositivos médicos, medicamentos hospitalares e biocida.

“A área da saúde regista uma procura crescente a nível mundial e a Sidefarma é uma empresa de forte potencial que nos permite explorar esta tendência. Com as suas competências fabris e tecnológicas, a empresa pode aproveitar o crescimento sustentado do sector farmacêutico, tanto a nível nacional como internacional”, referiu Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners.

Miguel Lancastre acrescentou que “a estratégia prevê a potenciação da capacidade instalada, o reforço da equipa de gestão, a melhoria contínua de processos e a dinamização da atividade comercial”.

A Atena Equity Partners esclareceu que a Sidefarma vem reforçar o portefólio de investimentos do Fundo Atena II, que em 2021 já concretizou, entre outras operações, a aquisição do Hospital Particular de Almada, que é uma unidade hospital de referência na margem sul de Lisboa.

A Atena Equity Partners indica que é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores. Os fundos da Atena Equity Partners apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs.

A aquisição da Sidefarma enquadra-se no âmbito da temática da sucessão empresarial, tendo os anteriores acionistas reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação da empresa à Atena Equity Partners.

Na operação de compra da Sidefarma a Atena Equity Partners foi assessorada pela Cuatrecasas e a farmacêutica pela CCA. Os fundos da Atena Equity Partners são autorizados e regulados pela CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A Atena Equity Partners indicou que foi fundada por profissionais com forte experiência em fusões e aquisições e em processos de desenvolvimento operacional, trabalhando ativamente com as equipas de gestão das participadas no desenvolvimento de planos de expansão internacional, melhoria operacional e consolidação sectorial.

Os fundos geridos pela sociedade de capital de risco têm como beneficiários últimos, para além da própria equipa de gestão, instituições europeias (não-nacionais) e norte-americanas, onde se incluem fundações, universidades, seguradoras e fundos de pensões.