Atrasos na vacinação de crianças colocam em risco a saúde pública

Alerta para a recuperação do atraso da vacinação de crianças quando se assinala a Semana Europeia de Imunização. Perda de vacinação aumenta o risco de grandes surtos de sarampo, poliomielite, difteria e outras doenças infeciosas.

Atrasos na vacinação colocam em risco a saúde pública
Atrasos na vacinação colocam em risco a saúde pública. Foto: DR

Ao assinalar-se a Semana Europeia da Imunização, a Organização Mundial da Saúde, a UNICEF e a Comissão Europeia, juntamente com outros parceiros regionais e locais, manifestam-se empenhados em continuar a proteger as nossas sociedades, especialmente as mais vulneráveis, dos efeitos mais graves da COVID-19 através da vacinação.

As três organizações indicam que vão continuar a dar apoio para garantir que crianças e famílias tenham acesso oportuno às vacinações de rotina importantes e recuperem as doses que não foram ainda administradas para evitar o retorno de doenças altamente contagiosas evitáveis ​​por vacinação.

Em 53 países na Europa e na Ásia Central mais de 1 milhão de crianças perderam todas ou algumas vacinas de rotina desde o início da pandemia em 2020. Enquanto muitos dos países da Região recuperaram rapidamente com grande esforço os atrasos nas vacinações de rotina, 16 países verificaram uma diminuição na cobertura da terceira dose da vacina contra difteria-tétano-coqueluche em 2021 em comparação com as taxas pré-pandémicas. Metade dos 20 países de medio rendimento relataram cobertura abaixo de 90% para uma ou mais vacinas em 2021, em comparação com menos de 10% dos países de alto rendimento. A diferença de equidade de imunização entre os países e as suas populações está a aumentar.

A guerra na Ucrânia e os terremotos na Turquia causaram muitas outras interrupções nos serviços de saúde, deslocaram milhões de famílias e tornaram muito mais difícil o acesso a vacinas que salvam vidas.

A vacinação é um pilar da saúde pública. Cada dose no calendário nacional de imunização de um país é programada para aumentar ou manter a proteção contra uma ou mais doenças. Cada dose perdida ou atrasada coloca alguém em maior risco de infeção. Isso pode ser particularmente perigoso para crianças pequenas e os mais vulneráveis ​​em nossas comunidades.

Quanto mais crianças ficarem sujeitas a atrasos na vacinação, maior o risco de grandes surtos de sarampo, poliomielite, difteria e outras doenças infeciosas perigosas. Os casos de sarampo na região europeia aumentaram de 159, em 2021, para mais de 900, em 2022. Os casos de difteria aumentaram de 41, em 2021, para 300, em 2022.