Aumentam as mortes de migrantes e refugiados no Mediterrânio

No primeiro semestre de 2016, o número de mortes, entre os migrantes e refugiados que pretendiam chegar à Europa, aumentou mais de mil em comparação com igual período de 2015, indicou a OIM.

Policia Maritima Portuguesa resgata migrantes do Mediterrânio
Imagem da Policia Maritima Portuguesa resgatar migrantes no Mediterrânio. Foto: © DR

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que no primeiro semestre de 2016, cerca de 227.316 migrantes e refugiados chegaram à Europa por via marítima. O desembarque ocorreu na Itália, Grécia, Chipre e Espanha.

Numa conferência de imprensa realizada em Genebra, a OIM informou que no mesmo período, ou seja, no primeiro semestre, morreram 2.889 pessoas a tentar atravessar o Mediterrâneo. Em comparação com igual período de 2015 verificou-se um aumento de 1.083, para um total de 1.838 mortes registadas.

O principal país de partida dos migrantes para a Europa tem sido a Líbia, e em segundo lugar o Egito. As principais operações de salvamento têm sido realizadas no Canal Siciliano, e os resgatados tem sido levados para vários portos de ilha italiana.

A OIM destacou o seu pessoal para os principais pontos de desembarque da Sicília, Lampedusa, Calabria e Puglia. A OIM está a disponibilizar serviços jurídicos aos migrantes e refugiados que chegam pelo mar, e está também a monitorar as condições de acolhimento e apoiar as autoridades na identificação de grupos vulneráveis.