Autarquia de Lisboa aprova 21 milhões de euros para Jornada Mundial da Juventude

Presidência da Câmara Municipal de Lisboa aprova investimento de 21 milhões de euros na realização da Jornada Mundial da Juventude, a ter lugar em 2023. A CML poderá investir até 35 milhões euros.

Autarquia de Lisboa aprova 21 milhões de euros para Jornada Mundial da Juventude
Autarquia de Lisboa aprova 21 milhões de euros para Jornada Mundial da Juventude. Foto: © Rosa Pinto

A atual presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML) reafirma o empenho e a dedicação na realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023.

As responsabilidades e competências pelas entidades envolvidas na realização da JMJ não estavam assumidas nem clarificadas, mas agora o atual executivo da autarquia de Lisboa assumiu de forma oficial as suas responsabilidades.

Em documento escrito enviado ao Primeiro-Ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assumiu as responsabilidades que lhe cabem para garantir a realização do evento e a estimativa dos custos suportados pela autarquia.

Assim, a CML indicou que foi assumido o investimento total até 35 milhões de euros na exigente criação de condições para os diferentes eventos.

Nesta base a CML indica que aprovou um reforço de despesas para JMJ, que passam agora a estar dotadas em 21 milhões de euros, praticamente o dobro do que estava, quando Carlos Moedas tomou posse.

Tal como em anteriores eventos – desportivos e outros – de escala global e organizados em Portugal, os apoios do Governo foram claros. Nesta linha a CML indica que considera que a JMJ é um compromisso assumido pelo Estado, direta e indiretamente, seja, no mínimo paritários com o esforço feito pela autarquia de Lisboa.

Para a CML deve ser feita uma clarificação concreta e um assumir de responsabilidades por todos os envolvidos de forma a garantir o sucesso de uma exigente operação que trará a Portugal jovens provenientes de todo o mundo.

A CML assumiu indica que assume as suas responsabilidades e que aguarda uma resposta do Governo no sentido de também assumir as responsabilidades neste importante evento da Jornada Mundial da Juventude.