Auto de São Vicente, itinerários e visitas encerram comemorações de S. Vicente em Lisboa

Programa cultural do encerramento das comemorações dos 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa, inclui uma leitura encenada do Auto de São Vicente e itinerários com visitas a locais relacionados com São Vicente. A participação é gratuita.

Auto de São Vicente, itinerários e visitas encerram comemorações de S. Vicente em Lisboa
Auto de São Vicente, itinerários e visitas encerram comemorações de S. Vicente em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

As comemorações dos 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa, que tiveram o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e de um conjunto de entidades e parceiros vão encerrar com uma programação cultural, que inclui uma leitura encenada do Auto de São Vicente de Afonso Álvares, pelo Teatro Maizum, e uma proposta de itinerários com visitas a locais relacionados com São Vicente.

O arranque destas comemorações ocorreu em janeiro de 2023, e ao longo do ano foi desenvolvida uma programação cultural diversificada, dando a conhecer a importância religiosa e histórica da figura de São Vicente, o diácono e mártir do século IV, unificador de gentes e religiões.

Foram várias as iniciativas realizadas, entre visitas temáticas e itinerários, conversas e debates, exposições e homenagens, incluindo a conferência “São Vicente, uma herança para a Lisboa do futuro”, pelo Cardeal D. Tolentino de Mendonça, nos Paços do Concelho, no dia 15 de setembro de 2023, data que marca a chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa. As relíquias terão sido depositadas na Igreja de Santa Justa e transladadas no dia 16 de setembro para a Capela-Mor da Sé.

O programa de encerramento do ciclo comemorativo inclui, nos dias 12 e 13 de janeiro, às 19h00, na Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora a leitura encenada do “Auto de São Vicente” de Afonso Álvares, datado do século XVI, pelo Teatro Maizum, com direção artística de Silvina Pereira.

“Para Afonso Álvares a representação teatral era mais importante do que o próprio texto. Assolada por um tremor de terra, em 1531, e uma peste que lhe dizimava a população, Lisboa, personagem de teatro, queixa-se, das consequências dessas provações, bem como da seca, das más colheitas, da fome e da falta de justiça. É de sublinhar a esclarecida carpintaria cénica do dramaturgo, que faz convergir a representação de entremeses com vilões onde sobressai o tom satírico com a dramaticidade hagiográfica, entrecruzando com habilidade a história, a lenda e o martírio do santo no século IV d. C., com a denúncia dos costumes contemporâneos ao autor, mostrando também com este exemplo pedagógico a dimensão trágico-cómica da vida. Afinal, como acabamos por perceber, o mundo é um palco de múltiplas representações”, refere Silvina Pereira, encenadora e atriz.

Do programa também faz parte, para os dias 20, 22, 23 e 25 de janeiro, um conjunto de visitas e percursos que convidam todos a mergulhar na história da figura de São Vicente e no significado das suas relíquias.