Aveiro 2024 discute revoluções futuras – “Mercado das Madrugadas”

Aveiro 2024 discute revoluções futuras - “Mercado das Madrugadas”
Aveiro 2024 discute revoluções futuras - “Mercado das Madrugadas”. Foto ilustrativa da cidade de Aveiro, © Rosa Pinto

Em Aveiro, no âmbito da iniciativa da Capital Portuguesa da Cultura, a encenadora Patrícia Portela leva para a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas o seu novo espetáculo “Mercado das Madrugadas (ou manuais de instruções para revoluções futuras)”.

Entre 24 e 27 de abril, a partir das 20h00, o “Mercado das Madrugadas”, de forte influência árabe e ibérica, semelhante ao de Jemma al Fna, em Marraquexe, mas em vez de vender os habituais produtos é dedicado às revoluções futuras.

Um espetáculo, sem centro de poder, organiza-se em várias Halqas (grupos de espectadores em volta de um performer e contador de histórias), ao invés de um único ponto de concentração da ação.

A performance que começa com o pôr-do-sol propõe-se como um lugar de discussão e imaginação sobre os próximos 50 anos de revoluções – climáticas, sociais, mentais, científicas e muitas outras.

Em cada um dos dias, o espetáculo começa com a chegada das bancas do mercado e tem por fio condutor um conjunto de histórias originais, escritas por Patrícia Portela, que vão sendo contadas por diferentes intervenientes. Os participantes podem deambular livremente pelas bancas e ter uma visão caleidoscópica dos desejos para os próximos 50 anos. Três horas depois, as bancas partem e regressarem no dia seguinte para recomeçar tudo de novo.