Banco Europeu de Investimento financia alojamento estudantil na Irlanda

Acordo entre Banco Europeu de Investimento e Agência de Financiamento da Habitação irlandesa apoiam com 434 milhões de euros construção de mais de 2 700 novos alojamentos de qualidade e acessíveis para estudantes do ensino superior qualidade e acessíveis na Irlanda.

Banco Europeu de Investimento financia alojamento estudantil na Irlanda
Banco Europeu de Investimento financia alojamento estudantil na Irlanda. Foto: © BEI

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Agência de Financiamento da Habitação (HFA), da Irlanda, estabelecem acordo de financiamento para alojamento estudantil no valor de 434 milhões de euros. Um financiamento que vai apoiar as instituições de ensino superior no desenvolvimento de alojamentos estudantis acessíveis.

O regime de financiamento é apoiado por um empréstimo por quarenta anos no valor de 200 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento, para apoiar a criação de pelo menos 2 700 novas camas para estudantes em toda a Irlanda.

O primeiro apoio específico do BEI à construção e renovação de alojamentos estudantis na Irlanda foi formalmente acordado hoje. 26 de outubro de 2023, em Dublin, pelo Presidente do BEI, Werner Hoyer, e pelo CEO da HFA, Barry O’Leary, com a presença do Ministro do Ensino Superior e Superior irlandês, Simon Harris.

O Ministro irlandês afirmou: “Cada cama de estudante que criamos tem um benefício duplo. Ajuda o estudante e a sua família, mas também liberta alojamento privado nas nossas cidades e vilas. Este investimento do BEI e do HFA trará benefícios significativos para o acesso à educação e, sobretudo, para o mercado imobiliário em geral.

O Banco Europeu de Investimento está empenhado em apoiar investimentos que facilitem o acesso à educação em toda a Europa. Ao longo da última década, apoiámos o investimento transformacional em centenas de escolas irlandesas e em todas as universidades irlandesas, bem como a construção de habitação social em todo o país. O financiamento de 200 milhões de euros do BEI durante 40 anos, acordado hoje com o nosso parceiro de longa data, HFA, ajudará a proporcionar aos estudantes locais melhores e mais acessíveis para viver e a reduzir a pressão sobre a habitação local”, referiu Werner Hoyer, presidente do BEI.

Estamos orgulhosos de apoiar estes programas de habitação com financiamento e estamos ansiosos por trabalhar com instituições de ensino superior para facilitar a entrega de alojamento estudantil de maior qualidade e acessível em todo o país. Esta mais recente cooperação entre o HFA e o BEI garantirá a disponibilidade de financiamento competitivo e de longo prazo para novos projetos de habitação estudantil durante os próximos cinco anos”, comentou Barry O’Leary, CEO da Agência de Financiamento da Habitação, da Irlanda.