Barrenta reúne mais 400 tocadores de concertina

17º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta decorre a 29 de setembro e reúne mais de 400 tocadores. O evento atrai muitos participantes pelo gosto da cultura portuguesa baseada num instrumento enraizado na tradição popular.

Barrenta reúne mais 400 tocadores de concertina
Barrenta reúne mais 400 tocadores de concertina. Foto: DR

Barrenta, a pequena aldeia, na União das Freguesia de Alvados e Alcaria espera no próximo dia 29 de setembro mais de 400 tocadores de concertina no âmbito do 17º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta.

Um evento que reúne em torno da concertina, enquanto instrumento musical da cultura tradicional portuguesa, muitos portugueses. Em 2017 mais de 400 tocadores de concertina reviveram uma tradição que continua a apaixonar gerações. O encontro de 2018 dá continuidade aos sucessos anteriores e mais uma vez torna o momento único e inesquecível.

Barrenta é aldeia pequena com poucas dezenas de habitantes, mas em 29 de setembro são milhares os participantes no encontro, e por isso, tudo está a ser preparado para proporcionar a todos uma grande experiência.

O primeiro encontro foi em 2001 e envolveu cerca de 40 tocadores, com o objetivo de poder dar “vida” a uma aldeia que só por si iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter alguma visibilidade.

Numa região que reúne 100 concelhos, lugares com história, lendas, costumes e tradições, onde é possível descobrir a essência de um país, este evento é, sem dúvida, um marco que perpetua um dos instrumentos mais típicos da nossa cultura popular.

No dia 29 de setembro Barrenta abre as portas às 12h00 para receber o grande espetáculo em que a participação é gratuita.