Benefícios do exercício físico para o asmático

Especialista em imunoalergologista da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica enumera vários motivos benéficos para um doente com asma praticar regularmente exercício físico.

Benefícios do exercício físico para o asmático
Benefícios do exercício físico para o asmático. Foto: Rosa pinto

A prática de exercício físico é uma das medidas que mais contribui para o bem-estar físico e emocional e para a prevenção e controlo de doenças de várias naturezas, desde logo, as cardiovasculares, metabólicas, renais, doenças do foro comportamental, distúrbios emocionais e também patologias respiratórias, lembra, em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Uma das doenças em que os pacientes podem beneficiar com a prática do exercício físico é a asma. Como refere a SPAIC “ao contrário do que possa pensar-se, o diagnóstico desta doença não representa uma contraindicação para a prática de exercício físico. Muito pelo contrário. Independentemente da gravidade da doença, há sempre benefício associado ao exercício físico, ainda com a necessidade de eventuais ajustes em termos de intensidade ou até na escolha da modalidade mais apropriada para cada doente”.

Ana Luísa Moura, coordenadora do Grupo de Interesse de Asma e Alergia no Desporto da SPAIC, enumera cinco boas razões para um doente asmático praticar exercício físico:

A prática de exercício físico melhora a capacidade pulmonar

O exercício físico promove a perda de peso que, por sua vez, ajuda no controlo da asma

O exercício físico reforça o sistema imunitário, reduzindo o risco de infeções respiratórias (desencadeantes frequentes dos sintomas de asma)

O exercício físico melhora o humor e reduz o stresse que, por sua vez, provoca menos sintomas de asma

Após um bom aquecimento, uma pessoa com asma bem controlada pode participar em qualquer atividade física sem limitação.

No entanto, a imunoalergologista lembra que em dias em que se verifica na atmosfera a presença de elevadas concentrações de pólenes, a prática de exercício ao ar livre pode ser um fator de agravamento dos sintomas alérgicos e por isso deve optar por exercícios em espaços interiores. Uma consulta ao boletim polínico é aconselhável para selecionar o local para a prática dos exercícios físicos.