Bernardo Sassetti homenageado com nome de sala no São Luiz

Bernardo Sassetti, compositor e pianista, é homenageado no São Luiz Teatro Municipal, no dia 24 de junho, pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). Na homenagem está presente Fernando Medina, presidente da CML e a Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

São Luiz Teatro Municipal
São Luiz Teatro Municipal. Foto: Rosa Pinto

Bernardo da Costa Sassetti Pais nasceu em Lisboa a 24 de junho de 1970 e iniciou os estudos de Piano aos nove anos com a professora Maria Fernanda Costa, mas cedo descobriu o Jazz que veio a estudar com Bernardo Moreira, Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna.

Em 1987, Bernardo Sassetti começou a sua carreira profissional, em concertos e clubes locais, com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet, a partir daí participou em diversos festivais e colaborou com músicos e artistas dos mais variados áreas.

Como compositor, intérprete, solista ou concertista, a qualidade artística foi considerada de excelência tendo marcado a cultura portuguesa e deixado “um notável legado em áreas tão distintas como a música jazz ou o fado, mas também na música para cinema ou para teatro, áreas onde a qualidade do seu empenho se evidenciou.”

Em 2002, foi distinguido com o 1.º Prémio Carlos Paredes, e em 2006 foi agraciado com a medalha de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República.

Pelo São Luiz Teatro Municipal passou diversas vezes pelas Festas do Jazz do São Luiz, e por diversas colaborações, “como a incontornáveis, Outras Canções II com Camané, em 2005-2006, Music Around Circles, com Marco Martins, em 2009-2010, pela experimentação em projetos como Unreal, em 2005-2006 e por tantos outros momentos de uma música cheia e interpretação entusiasmante como em Música e Poesia, em 2007-2008 e a solo no Jardim de Inverno, em 2008-2009.”

Em comunicado, a CML indica que Bernardo Sassetti “ao longo de 10 anos tocou no São Luiz mais de quarenta vezes”, e que o artista “gostava particularmente do Jardim de Inverno”, pelo que por ocasião do seu aniversário, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu “presta-lhe homenagem dando a este espaço o seu nome: Sala Bernardo Sassetti.”

Durante a homenagem, no dia 24 de junho, “a Casa Bernardo Sassetti e a editora mpmp apresentam o Volume I do Songbook de Bernardo Sassetti, seguido de um momento musical com a participação de Camané, Inês Laginha, Filipe Raposo, Francisco Sassetti e Sérgio Godinho.”