‘Bérrio’ e ‘Zaire’ já estão São Tomé e Príncipe

NRP Bérrio, reabastecedor, e NRP Zaire, patrulha, já chegaram, a 22 de janeiro, a São Tomé e Príncipe, depois de largaram de Portugal, no dia 3 de janeiro, para uma missão de capacitação marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Bérrio’ e ‘Zaire’ já estão em São Tomé e Príncipe
Bérrio’ e ‘Zaire’ já estão em São Tomé e Príncipe. Foto: Marinha

Dois navios da Marinha portuguesa, o NRP Bérrio e o NRP Zaire, chegaram a São Tomé e Príncipe com a missão “de promover o projeto de capacitação da Guarda-Costeira de São Tomé e Príncipe e de cooperação técnico-militar com os países amigos da região, potenciando, em especial, iniciativas percursoras para o desenvolvimento de capacidades de defesa e segurança marítima no Golfo da Guiné.”

A Marinha indicou, em comunicado, que a previsão da duração da missão é de um ano para o navio patrulha ‘Zaire’ e de três meses para o navio reabastecedor ‘Bérrio’.

Os navios da Marinha partiram de Portugal a 3 de janeiro e chegaram a São Tomé ontem, 22 de janeiro. Na chegada os comandantes dos dois navios portugueses prestaram cumprimentos protocolares ao Comandante da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe (STP), ao Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, ao Ministro da Defesa Nacional e administração Interna de STP e Embaixador de Portugal em STP.

O diverso material de apoio à missão de capacitação da Guarda Costeira de STP que seguiu a bordo do reabastecedor ‘Bérrio’ começou já a ser desembarcado.