BIG Smart Cities torna Cascais cidade experimental para startups

BIG Smart Cities apresenta, na sua 5ª edição, Cascais como a primeira cidade experimental para startups. Os empreendedores nacionais vão poder testar em cascais, em ambiente real, as suas soluções tecnológicas para as cidades inteligentes do futuro.

BIG Smart Cities apresenta Cascais como primeira cidade
BIG Smart Cities apresenta Cascais como primeira cidade experimental para startups. Foto: DR

O BIG Smart Cities vai criar a primeira cidade experimental para startups no município de Cascais, onde os empreendedores nacionais vão poder testar, em ambiente real, as suas soluções tecnológicas para as cidades inteligentes do futuro. Esta é a grande novidade da 5ª edição do BIG Smart Cities, a competição promovida pela Vodafone e pela Ericsson.

O BIG Smart Cities foi criado com o objetivo de descobrir e apoiar ideias de negócio de base tecnológica que melhorem o dia-a-dia de quem vive, visita e/ou trabalha nos grandes centros urbanos. Ao longo das edições anteriores os promotores verificaram que a necessidade de se criar uma ponte entre as startups e as cidades, facilitando a implementação destas soluções.

Cascais vai ser a primeira cidade anfitriã da experimentação, com a Câmara Municipal a abrir as portas para receber as mais variadas soluções smart das startups nacionais. Numa primeira fase, serão os vencedores da 5ª edição do BIG Smart Cities a ter acesso a esta vantagem, facultando-se depois a adesão a outros projetos cuja tecnologia desenvolvida contribua para dar resposta aos desafios que as cidades modernas atualmente enfrentam.

Os desafios que as cidades enfrentam são de várias naturezas, ou sejam de ordem demográfica, territorial ou climática, bem como de partilha e gestão de recursos naturais, como os hídricos, energéticos, ou o aquecimento global, e os humanos, como o envelhecimento da população e a exclusão social.

A parceria entre a Vodafone, a Ericsson e a Câmara Municipal de Cascais marca, também, o início da construção de uma Rede Nacional de Cidades Experimentais dinamizada pelo BIG Smart Cities. Este movimento pretende simplificar o acesso das startups a ambientes reais, onde as mesmas possam testar as suas tecnologias de forma mais ágil.

A 5ª edição do BIG Smart Cities recebe candidaturas a partir de 17 de abril até 23 de maio, estando a organização a cargo da Nova SBE. As candidaturas são remetidas através do site www.bigsmartcities.pt, e devem dizer respeito a cinco áreas de oportunidade: Mobilidade, Participação e Inclusão, Turismo, Living e Ambiente.

Os finalistas da 5ª edição do BIG Smart Cities vão ter acesso a um programa de pré-aceleração de um mês, os vencedores recebem 20 mil euros em prémios, mais incubação de seis meses no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.