Dados do SIBS Analytics indicam que o valor total gasto em compras na última Black Friday aumentou 79% face a todo o mês de novembro de 2025 e aumentou 38% face à última Black Week. Também o valor gasto em compras online aumentou 126% em comparação com a média diária do mês de novembro, com um ticket médio de 54 euros.
Sobre a avaliação de compras apenas em lojas físicas, os consumidores gastaram mais 64% do que no restante mês e 25% na Black Week. Por online o aumento também foi mais expressivo, com um aumento de mais 46% na Black Week do que em todo o mês de novembro.
O ticket médio gasto no dia 28 de novembro foi de 41 euros, o que representa 8 euros acima da média diária gasta nos restantes dias do mês de novembro e 4 euros acima do valor gasto na Black Week.
Na Black Week, o valor gasto em compras físicas efetuadas por MB WAY aumentou 24% nas lojas físicas e 56% nas compras online, face ao mês de novembro. Na Black Friday este crescimento foi mais expressivo, tendo os portugueses pago por MB WAY mais 65% nas lojas físicas e 138% no online neste dia, face aos restantes dias do mês. Os dados indicam que uma em cada três compras foi efetuada através do método de pagamento MB WAY.
Os dados do SIBS Analytics também mostram que 30% do valor total de compras efetuadas na Black Friday foram online, e que uma em cada quatro foram online.
Sobre a tipologia, verificou-se a moda foi o setor que mais cresceu, com uma variação de quase 184% no número de compras em comparação com o mesmo dia de 2024. A seguir foi o Material Recreativo e Desportivo, com uma variação de 141%; Produtos de Beleza, Cosmética e Perfumes, com um crescimento no número de compras de 140% e Cultura e Entretenimento, com uma variação de 57% face ao mesmo período de 2024.
Os dados indicam ainda que existem três tipos de perfis de consumidores nesta Black Friday:
■ “O Atirador” é o consumidor mais racional, que já sabia o que queria comprar e no dia fez a comparação de preços e optou por adquirir. Este perfil corresponde a 65% dos cartões e caracteriza-se por ter feito apenas uma compra, com um ticket médio de 58 euros.
■ “O Moderado” é o consumidor que aproveita os descontos de forma controlada e que faz, em média, 2 a 3 compras com um gasto de 51 euros. Corresponde a 28% dos cartões que efetuaram compras neste período.
■ “O Maratonista” é o consumidor que fez 4 ou mais compras, correspondeu a 7% dos cartões, num valor médio de 46 euros.














