Bonecos de Estremoz são Património Cultural Imaterial da Humanidade

UNESCO inscreveu Bonecos de Estremoz na lista de bens de Património Cultural Imaterial da Humanidade. As figuras de argila remontam ao século XVII e a produção continua, nos dias de hoje, através da arte de cerca de 12 artesões.

Bonecos de Estremoz
Bonecos de Estremoz. Foto: © Camara de Estremoz

O comité intergovernamental para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, da sigla em inglês), na 12ª sessão, reunido na ilha de Jeju, na Coreia, decidiu, no dia 7 de dezembro, incluir na lista de bens de Património Cultural Imaterial da Humanidade os Bonecos de Estremoz.

Os Bonecos de Estremoz são figuras de argila de artesanato que envolvem um processo de produção de vários dias. As figuras são montadas a partir de elementos produzidos individualmente, e levadas a um forno elétrico, após a cozedura são pintadas pelo artesão e cobertas com um verniz incolor.

A pintura das figuras reproduz as vestes típicas usadas na região do Alentejo ou a iconografia religiosa cristã com temas específicos.

A produção de figuras de argila em Estremoz remonta ao século XVII, e as características estéticas muito características das figuras tornam-se imediatamente identificáveis. A recolha feita refere que “as primeiras figuras produzidas eram peças religiosas, destinadas ao consolo espiritual de um povo com fracos recursos e que, por isso, não podia adquirir figuras em madeira para adornar os seus oratórios pessoais.”

A arte das figuras de argila está fortemente ligado à região do Alentejo, retratando a grande maioria das figuras elementos naturais, trajos de eventos locais, tradições populares e devoções.