Bonioso vence concurso de artes plásticas com obra de inovação estética

Bonioso vence concurso de artes plásticas com obra de inovação estética
Bonioso vence concurso de artes plásticas com obra de inovação estética . Foto: DR

O artista Bonioso (Diogo Cardoso) vence primeiro prémio do concurso de artes plásticas Henrique Silva 2023. O evento ocorreu na recém-inaugurada Casa da Cultura de Paredes.

A obra vencedora de Bonioso, intitulada “Alfa – Mike India November Hotel Alfa – Papa Romeo India Mike Echo India Romeo Alfa – Echo Xray Papa Oscar Sierra India Charlie Alfa Oscar“, foi considerada pela complexidade e pelo uso de acrósticos no entrelaçar narrativas visuais e textuais. Uma abordagem que desafia as convenções tradicionais da arte visual.

A obra é vista como colocando ao espetador um adicional de interpretação, e assim leva ao surgimento de variadas narrativas comunicacionais.

Ao vencer o prémio, Bonioso posiciona-se no panorama artístico português como um artista inovador e disruptivo, ao mesmo tem que sublinha a importância de abordagens experimentais e inovadoras nas artes plásticas.

A técnica de acróstico usada por Bonioso adiciona uma dimensão textual inesperada à obra, permitindo múltiplas leituras e interpretações. Segundo o artista, “esta técnica visa aprofundar a interação do público com a obra, incentivando uma reflexão sobre a própria linguagem e as suas possibilidades expressivas dentro do espaço artístico.”

Este prémio destaca o potencial das artes plásticas como um campo de inovação e expressão cultural profunda. A exposição das obras, que continuará disponível até o dia 1 de novembro na Casa da Cultura de Paredes, oferece uma oportunidade ímpar para apreciadores da arte explorarem novas fronteiras da criatividade e do diálogo artístico, para além de grandes centros urbanos.

A receção crítica e o debate gerado pela obra de Bonioso refletem um crescente interesse pelas formas artísticas que transcendem as barreiras tradicionais, promovendo um entendimento mais profundo das questões contemporâneas de identidade e comunicação. O evento em torno do concurso de artes plásticas reforça o papel vital da cultura na sociedade moderna.

A obra vencedora mostra que o artista necessita de inovar e projetar novos conceitos que tenham impacto numa arte o a procura por uma afirmação se torna um recurso para a criação. Isto é mostrado pelos convites que o artista já terá recebido para expor em outros espaços fora do país.